quinta-feira, 30 de junho de 2011
Top 10: Criações da Apple que revolucionaram o mercado de computadores e eletrônicos
Fundada em abril de 1976 em uma garagem da Califórnia, nos Estados Unidos, a Apple começou como uma empresa modesta, com Steve Wozniak e Steve Jobs fabricando computadores pessoais em uma época em que isso não passava de ficção científica. Pouco mais de 35 anos depois, a companhia é a maior em tecnologia do mundo, superando inclusive gigantes tradicionais como Microsoft e IBM.
Muito disso se deve à sempre dinâmica e inovadora mente de Jobs, responsável pelas ideias mirabolantes e conceitos arrojados. Há quem diga que é um chefe complicado, perfeccionista até, mas o fato é que existem resultados comprovando a eficácia de seu estilo.
Não é difícil encontrar fãs da empresa, o que gera um culto e muitas críticas pejorativas. Os produtos da Apple são bonitos e fáceis de usar, mas também caros (especialmente no Brasil), garantindo um ar ainda mais elitista à companhia. Mas é inegável que seus produtos mudaram a indústria da tecnologia, seja no ramo da computação ou, mais recentemente, na área móvel.
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Monster lança rede social profissional dentro do Facebook
Que tal usar o seu Facebook para manter contato com colegas de empresa, antigos funcionários, e por aí vai? A Monster, uma empresa de internet que oferece soluções para recrutamento online, lançou hoje o BeKnown. Trata-se de um aplicativo para Facebook que permite gerenciar a sua rede de contatos profissionais sem ter que sair da rede social.
O BeKnown nasce com um potencial enorme porque já chega disponível em 19 idiomas (incluindo o nosso português). Não bastasse isso, oferece um serviço profissional para 750 milhões de usuários que atualmente estão na rede social mais usada do mundo — o número ainda não foi oficialmente confirmado pela Facebook.
Por meio do aplicativo, o usuário pode recriar suas conexões de trabalho do mundo real, desde que os contatos estejam no Facebook. O BeKnown ainda permite publicar um resumo da carreira online e recomendar oportunidades de emprego para os contatos que tenham o perfil da vaga divulgada. É a transposição do “QI” (“quem indica”) para o meio virtual.
Alguns dos recursos do BeKnown lembram bastante os do LinkedIn, principalmente porque ambos os serviços se propõem a manter profissionais conectados. O BeKnown é tão esperto que até mesmo importa as informações da carreira do usuário do LinkedIn para o aplicativo, tornando ainda mais fácil largar o último para ficar com o primeiro.
sábado, 25 de junho de 2011
Pentax Q: A menor câmera com lentes intercambiáveis do mundo
A Pentax tem um belo arsenal de câmeras no seu portfólio. Mas nunca é demais adicionar mais uma opção para o consumidor. Por isso, mostramos para vocês mais um lançamento da empresa, com uma proposta bem legal para aqueles que desejam uma câmera que pode registrar fotos de alta qualidade, utilizando lentes intercambiáveis, mas que seja pequena o bastante para não ocupar muito espaço na sua mochila.
A Pentax Q pode ser essa opção. Essa câmera chega com a credencial de ser “a menor câmera com sistema de lentes intercambiáveis do mundo”. O modelo tem resolução de 12, 4 megapixels, e sensor CMOS de 1/2.3 polegadas. A Pentax informa que essa câmera inicia uma nova categoria de dispositivos de fotografia, se comparado com as câmeras point-and-shoot tradicionais.
O sensor da Pentax Q é iluminado, para permitir uma melhor captação de luz. Ou seja, a câmera é capaz de obter imagens mais claras em qualquer condição de luz. A câmera usa o novo sistema de montagem de lentes (modo Q), o que significa que você terá um sistema de lentes novas, caso resolva migrar para uma câmera com um sistema diferente.
A Pentax Q conta com diversos modos de captura, e tem corpo feito em liga de magnésio leve, tornando a câmera leve e resistente. Também conta com diversos efeitos, como HDR integrado e modo de ajustes rápidos na sua parte frontal. Por fim, ela pode captar vídeos em 1080p (Full HD), a 30 FPS, com sensor de redução de movimentos.
A câmera Pentax Q tem previsão de lançamento para o terceiro trimestre de 2011, e seu preço é de US$ 800.
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Nokia N9 é confirmado oficialmente: smartphone conta com tela de 3,9 polegadas e NFC
Como já esperado pelos rumores e vazamentos de imagens, a Nokia apresentou em Cingapura nesta terça-feira (21) o novo N9, segundo smartphone da companhia com o sistema operacional MeeGo. Além da plataforma, o aparelho conta como atrativo uma grande tela, tecnologia de pagamento pelo próprio celular e melhorias na qualidade de som pelo fone de ouvido.
As tecnologias Dolby Headphone e Dolby Digital Plus estão sendo utilizadas pela primeira vez no mundo no Nokia N9. A primeira pode “transformar som estéreo normal em surround” em qualquer fone de ouvido, enquanto a segunda complementa com áudio em alta definição com 5.1 canais em filmes. Ficamos no aguardo para ver como esta tecnologia realmente funciona.
Em suas entranhas, o Nokia N9 tem um processador OMAP3630 de 1 GHz com chip gráfico (GPU) PowerVR SGX530. Ele possui ainda conexão quad-band GSM e penta-band WCDMA, Bluetooth 2.1 e GPS. A câmera de 8 megapixels é capaz de gravar vídeos em HD (720p) na proporção 16:9. Já o NFC (sigla em inglês para “comunicação por campo de aproximação”) é a tecnologia que permite o compartilhamento de arquivos entre aparelhos apenas deixando-os próximos, além de proporcionar pagamentos sem a utilização de contato, como um cartão de crédito.
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Take-Two interessada no Wii U, mas não se compromete
ma das empresas que não vimos dar suporte à Nintendo com o anúncio do Wii U, na E3 2011, foi a Take-Two, companhia que tem grandes marcas sob suas asas, incluindo Grand Theft Auto V, jogo que rumores apontavam fortemente como um título de lançamento do console, mas que não se ouviu nem novos boatos a respeito.
O chefe de operações da Take-Two, Karl Slatoff, deu uma entrevista ao site de notícias VentureBeat, onde falou a respeito do interesse da empresa na nova plataforma da Nintendo e se haveria a possibilidade de converter jogos para o console.
Quando perguntado se havia interesse no console, Karl respondeu: “Sim, nós não anunciamos nenhum suporte específico para o Wii U nesse ponto mas a qualquer momento que você tem uma nova plataforma que poderia angariar um público significante, então nós estaríamos interessados”.
E continuou: “É uma plataforma HD que tem o poder de processamento para desenvolver uma experiência Triplo A convincente. Se vier a se apoderar do mercado, isso é bom para nós. Então dessa perspectiva, estamos excitados sobre isso. Novamente, nós não anunciamos nenhum suporte para ele, mas obviamente nós temos um ótimo relacionamento com a Nintendo e vamos estar observando o Wii U“.
sábado, 18 de junho de 2011
Um smartphone retrô com discagem mecânica
Os mais velhos certamente já viveram a experiência de usar um telefone de disco. Os aparelhos faziam a discagem por um sinal analógico, onde o usuário tinha que discar o número do telefone em um sistema que identificava o número discado pela distância que o disco percorria para chegar até o tal número. É um modo charmoso de discar para alguém, mas nada eficiente para aqueles que precisam discar com rapidez.
De fato, sentimos um pouco de saudades desse tempo, onde tudo o que o telefone fazia era fazer e receber ligações. O designer Richard Clarkson aposta neste sentimento saudosista, e resolveu criar um smartphone com esse sistema de discagem por rotação mecânica, para fazer a alegria dos nostálgicos tecnológicos.
Apesar de ser um telefone inspirado no passado, o telefone tem um toque de tecnologia do presente, pois conta com uma pequena tela para exibir informações como contatos e compromissos. Mas aqui, o objetivo não é necessariamente ter tecnologia, e sim despertar um sentimento mais íntimo com o dispositivo. Com o disco de rotação, o telefone possui um elemento mais tangível, ou “algo mais vivo”, como diz o próprio Richard. Afinal, você vai ter que efetivamente “discar” no aparelho para fazer as chamadas.
Além disso, Richard conta com um argumento bem interessante para apresentar o seu protótipo: “nos dias de hoje, produtos como os smartphones chegam para ajudar a nos definir como usuários, mas não nos lembramos mais quais produtos definiram os produtos que usamos hoje”. Ou seja, olhar para o passado, para compreender o presente.
sexta-feira, 17 de junho de 2011
LG Optimus 3D é lançado oficialmente na Europa
O telefone com câmera tridimensional chega o velho continente disposto a entrar na competição de modelos como o HTC EVO 3D e o Sharp SH-12C. O modelo europeu chega com o sistema operacional Android 2.2 (Froyo), e não apresenta nenhuma modificação de suas especificações em relação ao modelo que foi apresentado na feira de tecnologia de Barcelona, em fevereiro.
O LG Optimus 3D possui tela de 4,3 polegadas, que reproduz as imagens em 3D sem a necessidade de óculos ativos. A resolução de sua tela é de 800 x 480 píxels, e o smartphone usa um processador OMAP 4430 dual core, de 1 GHz. Além disso, o telefone conta com 512 MB de memória RAM com dois canais, câmera frontal de 1.3 megapixels, e um par de câmeras traseiras de 5 megapixels, para captura de vídeos em 3D com 1080p de resolução e 24 frames por segundo. Também está disponível o modo de gravação 3D com 720p de resolução, e 30 frames por segundo.
Outras características: o telefone conta com conectividade HSPA+, porta HDMI e bateria removível de 1.500 mAh. A LG não menciona quando que o LG Optimus 3D será lançado nos Estados Unidos. A fabricante só informa que o telefone será anunciado ao redor do mundo “no decorrer das próximas semanas”. No Brasil, o modelo foi apresentado em um evento da própria LG no primeiro semestre, mas sem data prevista de lançamento.
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Ponha para fora a música que há em você com o Beatoven
Quanto você gosta de música? Dentre os entusiastas, quem já não pensou em um dia estar em cima de um palco, fazendo música e agitando a plateia? Claro que, para muitas delas, existe um pequeno (e vital) empecilho: “mas como farei isso se não tenho nem ideia de como segurar um instrumento musical?”. Para essas pessoas e músicos, o Beatoven irá ao resgate.
O nome do simpático projeto em questão é mesmo Beatoven, e, por sinal, o nome diz bastante a respeito dele, um local para se 'bater" (beat) em formato de forno (oven). Beatoven foi desenvolvido por sete estudantes de mídia digital da instituição de ensino sueca Hyper Island, especializada nesse segmento. O projeto foi apresentado no Exploring Technology.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Olipad 110, o tablet Honeycomb da Olivetti
A nova versão do tablet da Olivetti é esteticamente muito parecida com a versão anterior do produto, e suas principais mudanças ocorrem nas suas especificações internas e recursos, que estão mais próximos de alguns modelos de marcas concorrentes famosas. Agora, o Olivetti OliPad 110 conta com um processador NVIDIA Tegra 2, e uma tela touchscreen de 10 polegadas, com resolução de 1280 x 800 píxels.
Essas especificações são mais adequadas para a principal novidade do novo OliPad: o sistema operacional Android 3.1 (Honeycomb), que está sendo cada vez mais adotado pelos fabricantes como a principal escolha para os últimos tablets lançados. Além disso, o OliPad conta com câmera frontal de 2 megapixels para vídeo chamadas, câmera traseira de 5 megapixels para registro de imagens e vídeos, e 16 GB de memória interna, para armazenamento de arquivos.
Mais um tablet que se renovou para competir com modelos de marcas mais destacadas. O OliPad 110 promete um melhor desempenho que o modelo anterior, em um produto mais fino e mais leve (13,9 x 267 x 173 milímetros e 600 gramas de peso). O novo tablet da Olivetti tem previsão de disponibilidade para o mercado europeu para o mês de julho, com preço de aproximadamente 399 euros.
terça-feira, 14 de junho de 2011
Logitech C615, uma webcam com resolução HD 720p
Você ainda usa a sua webcam VGA para se comunicar via Skype? A pessoa do outro lado reclama que vê a sua imagem na tela como se você estivesse em uma zona de refugiados de guerra? Então comece a pensar na possibilidade de comprar uma nova webcam, com mais recursos e, principalmente, que envie as imagens em alta definição. E você pode ter tudo isso, pagando bem menos do que você imagina.
A Logitech anunciou o lançamento de sua nova webcam, a C615, que tem como principal característica reproduzir as imagens em 720p, tornando os seus chats via Skype HD mais prazerosos. O novo modelo da Logitech é uma versão simplificada da versão C910, mas com recursos bem interessantes para usuários que querem se mostrar na web em várias plataformas.
O periférico é compatível com computadores PCs e Macs, e possui um recurso que oferece o upload de fotos e vídeos para os principais serviços de vídeos online e redes sociais na web (Facebook, Twitter, YouTube, etc), com apenas um clique, sem muitas complicações. Além disso, a Logitech C615 pode registrar imagens de até 8 megapíxels, e gravar vídeos em Full HD 1080p (na utilização da webcam em modo de vídeo chat ou video streaming, a resolução máxima é de 720p).
Por fim, a webcam ainda conta com sistema de foco automático para as fotos, além de um mecanismo de giro de 360 graus, para você registrar imagens de todos os ângulos.
A webcam Logitech C615 já está disponível nos Estados Unidos, com preço de US$ 79,99. A previsão de lançamento para o mercado internacional é para o mês de setembro.
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Panasonic Lumix GF3, uma câmera compacta com 12.1 megapixel e lente intercambiável
Com um design mais arrojado, e detalhes arredondados, a Panasonic Lumix GF3 é anunciada em menos de um ano após a introdução da GF2. A GF3 incorpora algumas atualizações no interior e no exterior da câmera, e ela é mais compacta e leve que o modelo anterior.
O novo modelo teve cerca de 16% do seu peso e tamanho reduzido, e a Panasonic diz que essa redução só foi possível por causa da lente que foi redesenhada. Além dos cantos arredondados, a GF3 ganhou um corpo de alumínio e flash retrátil na parte de cima da câmera.
A Lumix GF3 possui 12.1 megapixels e o mesmo processador Venus Engine FHD do seu antecessor. Esta câmera também terá um touchscreen de 3.0 polegadas. Com isso, um leque de opções de gestos podem ser feitos, incluindo personalização dos ícones, e tudo que você precisará fazer é arrastar e soltar, semelhante aos smartphones com Android e iOS.
No painel traseiro, um novo recurso foi adicionado. Com esse novo modelo será possível fazer uma focagem manual de até 4x, e você poderá ampliar a área de foco na tela para ajudar a afinar a nitidez.
A GF3 vai gravar vídeo em 1080 HD em AVCHD como seus antecessores da série GF. A câmera possui recursos de processamento inteligente de controle D-Range e Intelligent Resolution, colocando um maior controle na ponta dos dedos do usuário em relação a nitidez.
A Panasonic LUMIX GF3 estará disponível para venda em julho, nas cores preta, branco, vermelho e marrom. O kit com uma lente de 14mm será vendido por US$ 699, enquanto o kit com uma lente de 14-42mm estará custando US$599.
domingo, 12 de junho de 2011
Caixa eletrônico com detector de mentiras e reconhecimento facial
Enquanto no Brasil explodem caixas eletrônicos para roubos de dinheiro, em outros países há a preocupação da segurança e roubo de informações. Os russos estão levando isso tão a sério que estão desenvolvendo um caixa eletrônico com detector de mentiras!
Sberbank, o maior banco russo está trabalhando em sistemas de segurança e inteligência para seus caixas eletrônicos. O objetivo é que os correntistas possam fazer todas as operações no caixa usando meios naturais como a fala e garantir que é a própria pessoa que está ali na frente.
Um dos sistemas de inteligência é um detector de mentiras. Esse sistema foi desenvolvido pela Speech Technology Center que também presta serviço à agência de inteligência russa. Não, o objetivo não é interrogar os clientes para obter informações secretas, e sim verificar se a pessoa responde à perguntas corretamente para abertura de contas como “Você está empregado no momento?”.
Outra tecnologia desenvolvida é o scanner 3D de face que permitiria reconhecê-lo ao se posicionar em frente ao caixa eletrônico. Esse tipo de scanner é tão inteligente que saberia a diferença entre a pessoa real e uma foto. Também, há scanners de digitais, mas esses já são comuns e menos emocionantes.
Um dos protestos em cima desses tipos de sistemas, seria a invasão de privacidade dos clientes, pois pegaria dados íntimo como voz, face e digitais. Afinal, o banco estaria se transformando em uma agência de inteligência desta maneira. Será que também contratariam espiões como o famoso 007?
sábado, 11 de junho de 2011
Recarregue a bateria do seu MacBook Pro com pilhas de verdade!
Quem tem um dispositivo portátil sabe o quanto é difícil encontrar um periférico que recarregue o seu gadget de forma eficiente e que, ao mesmo tempo, seja ecologicamente correto. Ainda mais quando falamos de gadgets da Apple. Mas isso não significa que não podemos encontrar soluções criativas e com menor impacto ambiental para manter o seu produto funcionando por mais tempo longe de uma tomada.
O produto que você vê acima se chama MacBook Air External Power, e é criação da fabricante Bird Electron. Com ele, você pode recarregar a bateria do seu MacBook Air utilizando simples pilhas do padrão C, que combinadas com um carregador veicular, podem oferecer a energia necessária para alimentar a bateria do seu portátil da Apple.
A ideia é realmente interessante, mas possui os seus efeitos colaterais. A aparência do produto é um tanto quanto rudimentar, como se fosse um produto vindo da década de 1970. Inclusive utilizando uma tecnologia que era mais funcional nos tempos dos rádios no estilo boombox, pois salvo alguns casos bem específicos, não nos lembramos da última vez que nos deparamos com esse tipo de pilhas no supermercados.
Por outro lado, o produto pode ser uma solução interessante para aqueles que pretendem utilizar o seu computador em locais de difícil acesso, ou onde uma tomada é inviável, como em um acampamento, ou no parque, durante um domingo de lazer. O produto é de origem japonesa, com preço de aproximadamente US$ 290. Obviamente, as 8 pilhas padrão C não estão inclusas nesse preço.
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Confiram o trailer de Halo: Combat Evolved Aniversary
Entrando na moda dos remakes de sucessos do passado, a série Halo terá o primeiro título da série refeito para os consoles atuais. Mas não é apenas o mesmo jogo com gráficos melhorados e um multiplayer que lembra muito Halo: Reach. Vai um pouco além disso. Uma das franquias mais adoradas pelos jogadores de Xbox 360, terá uma campanha nova, com uma história refeita e o modo multiplayer promete trazer nostalgia aos fãs, com conteúdos disponíveis na Xbox Live.
Entre as principais características dessa versão de Halo: Combat Evolved Aniversary, estão a campanha já citada e remasterizada que pode ser jogada sozinho ou com um amigo. Sim, pela primeira vez, será possível jogar uma campanha de Halo: CE em modo co-op através da Xbox Live (através de assinatura Gold), e também os mapas multiplayer clássicos do primeiro jogo. Serão seis mapas refeitos entre os melhores que existiram.
Os novos mapas do multiplayer de Halo: CE Aniversary estão sendo desenvolvidos em parceria com o estúdio Certain Affinity, e estarão inclusos no disco do jogo, não precisando de versões antigas de Halo para serem jogados. Entre os mapas, está um dos favoritos dos jogadores, o Damnation.
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Mesmo não confirmado, exibição de Legend of Zelda HD em Wii U na E3 gera expectativas
A Nintendo dedicou boa parte de sua apresentação na E3 2011, na última terça-feira, a um de seus maiores legados: a série The Legend of Zelda. A criação de Shigeru Miyamoto completa 25 anos em 2011, e como parte das comemorações pelo 1/4 de século de serviços prestados ao mundo dos games, a fabricante japonesa anunciou diversas ações, como concertos musicais, trilha sonora à venda, e uma nova versão para cada um de seus consoles. ...menos para o novíssimo Wii U.
Para aqueles que ficaram atentos na apresentação da Nintendo, os produtores não anunciaram oficialmente uma versão de The Legend of Zelda para o Wii U; apenas Nintendo DS, Nintendo 3DS e Nintendo Wii receberam novas versões. Porém, isso não quer dizer que a empresa não pretenda lançar alguma versão para o novíssimo console. Pelo contrário: os indícios de que uma versão exclusiva para o Wii U está em desenvolvimento são fortes.
Os presentes no local da coletiva em Los Angeles puderam observar que nas unidades de demonstração do novo console, o que estava em execução era uma demo não jogável de um suposto The Legend of Zelda HD para o console, mas sem nenhum tipo de confirmação oficial dos responsáveis pelo projeto do novo console. Segundo os presentes, a demonstração era feita com Zelda porque, primeiro, é o jogo que estava completando 25 anos de vida, e segundo, para mostrar aos presentes todo o poder gráfico e de processamento do novo console.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Itronix GD8200, um notebook ultra resistente da General Dynamics
A General Dynamics anunciou hoje que está atualizando a sua linha principal de notebooks resistentes com um novo modelo, o GD8200. Projetado para ser usado por militares e policiais, as atualizações desse novo notebook vem com novos processadores da Intel Core i7-2655LE vPro mobile processor, 2GB SDRAM (expansível até 8GB), tela de 13,3 polegadas com resolução de até 1024 x 768 XGA com touchscreen multi-touch com LED-backlit LCD, suporte a 4G, GPS, Bluetooth 2.1 e alguns recursos de segurança.
O GD8200 é construído para suportar condições extremas, como sobreviver a repetidas quedas, inclusive também é resistente a água e poeira. Segundo a General Dynamics, ele foi testado de 32 maneiras diferentes, o GD8200 foi cozinhado, congelado, jogado no chão e molhado. E como já era de se esperar, o notebook conseguiu passar em todos os testes sem demonstrar nenhum problema. Não é à toa que ele é projetado para uso por militares, policiais e equipes de emergência
Este notebook também foi projetado para ser usado em helicópteros sem causar nenhum problema, ele pode suportar as emissões electromagnéticas sem comprometer a segurança do veiculo.
O GD8200 estará disponível em julho de 2011 para a compra com um preço inicial de 4.460 dólares para a configuração básica. General Dynamics dá 3 anos de garantia.
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Kogan Agora é o primeiro notebook com Chromium OS
Kogan, uma empresa australiana, anunciou o lançamento do notebook Kogan Agora, que será equipado com o Chromium OS, e deve começar a ser vendido nesta semana. O notebook tem tela LED de 11,6 polegadas (com resolução de 1366 x 768 pixels. Ele conta com um processador Celeron de 1,3 GHz, 1GB de RAM – suporta até 4GB – e uma memória SSD de 30GB.
Além disso, o Kogan possui um som com áudio HD e duas caixas de som, microfone, entrada para cartão de memória SD/MMC/MS PRO, 3 portas USB e uma webcam de 1,3 megapixels. Este portátil será o primeiro de muitos produtos Chromium OS que veremos em breve. vários notebooks tradicionais.
Se você comparar o Agora com o Acer Chromebook Wi-Fi, que também é cotado a US$ 349, não vejo esse dispositivo como sendo uma boa opção para os fãs do Chrome OS. Pois ele possui aproximadamente 3,5 horas de autonomia de bateria, algo que não é uma atração muito grande para ninguém.
Google chama os notebooks com Chrome OS de Chromebooks. Mas será que podemos dar o mesmo nome para notebooks com Chromium OS? Bem, ninguém se posicionou quanto a isso, em breve, provavelmente, descobriremos.
No entanto, há quem diga que eles não devem ser chamados de Chromebooks, pois não possuem o teclado no estilo do Google. O teclado do Kogan Agora é o padrão, com o caps lock e todas as outras teclas dos teclados tradicionais.
domingo, 5 de junho de 2011
Confira o trailer de TrackMania 2: Canyon
Um dos jogos de corrida mais jogados por pessoas no PC é TrackMania. De fato, o jogo impressiona pelo tamanho de sua comunidade em todo o mundo, com quase 6 milhões de pessoas que disputam os melhores tempos em pistas malucas e engraçadas. A produtora Nadeo investiu durante muito tempo com o primeiro TrackMania, lançando versões diferentes do mesmo jogo. Mas agora, as coisas parecem tomar um novo rumo.
Depois que a Ubisoft comprou a Nadeo em 2010, seu objetivo principal foi o de resgatar a credibilidade da comunidade online de TrackMania. Como parte do plano, a Ubisoft revelou na E3 2010 uma plataforma chamada ManiaPlanet, que desenvolveria jogos de tiro e RPGs personalizáveis, assim como TrackMania. Mas isso não foi tudo. Finalmente foi anunciado um novo jogo, totalmente novo, chamado TrackMania 2 Canyon.
Diferente das demais versões de TrackMania, que eram baseadas no mesmo motor gráfico, em Canyon será diferente, com gráficos melhorados, sistema de dano nos carros e a mesma física que fez com que o primeiro jogo se tornasse tão famoso no mundo. Obviamente, TrackMania 2 Canyon é apenas o ponto de partida de uma plataforma que ganhará força com a comunidade, que irá criar milhões de pistas novas e interessantes, assim como seu antecessor.
sábado, 4 de junho de 2011
Prévia do NGP mostra potência gráfica e retrocompatibilidade com PSP
Prévia do NGP mostra potência gráfica e retrocompatibilidade com PSP
Bruno do Amaral Para o TechTudo
comente agora
Durante um evento fechado à imprensa no mês passado em Los Angeles, nos Estados Unidos, a Sony deu a chance aos jornalistas testarem, pela primeira vez, o Next Generation Portable, mais conhecido como NGP – ou PS Vita, como dizem os rumores. O embargo da empresa expirou nesta quinta-feira (2), então vários sites se apressaram em colocar as primeiras impressões sobre o novo portátil da companhia japonesa.
Após uma breve introdução feita por Shuhei Yoshida, presidente da Sony Computer Entertainment, os convidados puderam jogar Uncharted: Golden Abyss, Wipeout, Hot Shots Golf, Super Stardust Delta, Little Deviants, Reality Fighters e a novidade do dia, Sound Shapes. As impressões foram em geral boas, talvez até com foco maior na boa lista de lançamentos do que no hardware.
O site ARS Technica achou o NGP “maior do que você esperaria” por conta da grande tela de 5 polegadas OLED com sensibilidade ao toque. “O tamanho é algo que vai surpreender os gamers quando eles o virem pela primeira vez pessoalmente”, disse Ben Kuchera. Mas houve também elogios: os direcionais analógicos duplos foram bem avaliados, colocando-os distante do criticado thumbstick do PSP. “São manches de verdade, muito parecidos com o do Dual Shock 3″, disse Kuchera.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Máquina Pinnacle Trainer gera energia elétrica com o seu esforço
A energia alternativa é destaque nas últimas notícias, com discussões sobre fontes renováveis e meios limpos de gerar eletricidade. A máquina S770 Pinnacle Trainer serve para fazer exercícios aeróbicos e, de quebra, gera energia elétrica para se manter ligada e ainda abastecer a sua casa!
Com o esforço das suas pernas - e um gerador que pode ser conectado na força-geral de sua casa -, você pode gerar até 2.000 watts em seções rigorosas de exercícios. O Pinnacle Trainer não garante o abastecimento da sua casa, mas o exercício recarrega a bateria externa da máquina e pode reduzir a sua conta de luz em algumas centenas de reais.
Mesmo desconectado da tomada, o Pinnacle funciona como um aparelho normal de exercícios físicos e mede batimentos cardíacos, funciona para andar para frente, para trás e até para movimentos laterais. É um investimento para a vida saudável e para a sustentabilidade.
Com essa possibilidade, você pode pensar em algo além de economizar energia apenas em casa. Aparelhos como esse abrem discussão para maiores especulações. Uma das tendências de hoje são cidades que conseguem energia de fontes alternativas, com esses aparelhos a realidade eco-friendly não parece tão distante.
Imagine uma academia com a mesma tecnologia em todos os aparelhos. Teríamos pessoas viciadas em exercícios físicos que contribuiriam para o meio ambiente? Ser fisiculturista ajudaria no abastecimento de energia elétrica de uma cidade? Eventos olímpicos poderiam dar uma contribuição econômica para as cidades que sediam seus eventos? Por enquanto, isso é só especulação.
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Regras de hardware da Microsoft são problemáticas para fabricantes, diz Acer
Correm boatos de que o sistema operacional Windows 8 OS vai dar suporte tanto para os processadores da Intel quanto para os da ARM. A expectativa é de que o lançamento do tablet da Microsoft aqueça ainda mais o mercado para lutar com o iPad da Apple e com os que rodam Android. No entanto, os fabricantes já estão reclamando das regras restritivas de hardware da Microsoft.
A Acer é a terceira maior fabricante de PCs do mundo, e está decidida a produzir um tablet que rode Windows. Mas o presidente e CEO da Acer, J.T. Wang, não está feliz com a forma como que a Microsoft está se comportando nesse processo. "Eles estão controlando a coisa toda, todo o processo", disse Wangna na feira Computex. Wang não mencionou que restrições seriam essas, mas afirmou que todos os fornecedores de chips e fabricantes de PCs estão achando o a postura da Microsoft problemática.
Microsoft gera expectativas sobre seu tablet
A Microsoft precisa surpreender as pessoas com os tablets que rodam Windows para conseguir competir de igual pra igual no mercado. É possível que seja por isso que eles estejam tão obcecados pelo desenvolvimento do dispostivo, tomando conta de todo o processo. A Microsoft tem muito mais a perder nesta aposta do que qualquer outra empresa, a expectativa é que eles estejam preparando coisas que jamais foram vistas.
O mercado global de tablets vai quase quadruplicar este ano para 70 milhões de unidades de 18 milhões em 2010, segundo estimativas do relatório do Jefferies Group Inc. A Apple passará a controlar cerca de 64% do mercado de tablets ainda este ano, caindo para 41% em 2012, quando 158 milhões de unidades provavelmente serão vendidas, segundo o relatório. Se o Jefferies Group estiver correto, pode ser que a Microsoft não esteja tão atrasada para entrar nesse nicho quanto se pensa.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Microsoft revela o Windows 8
ão era surpresa para ninguém que a Microsoft estava trabalhando em uma nova versão do Windows, mas nesta quarta-feira (1º) finalmente foi possível conferir pela primeira vez como ele se parece. Steven Sinofsky, presidente da divisão de Windows, demonstrou o Windows 8 rodando em um tablet no palco da conferência D9, da publicação norte-americana Wall Street Journal, em Nova York, Estados Unidos. E parecia muito com o Windows Phone 7, com toda a apresentação gráfica redesenhada para o toque na tela.
Isso se deve graças à interface para o usuário (UI, na sigla em inglês) Metro, desenvolvida para o sistema para smartphones da gigante de Redmond. Ou seja: o elegante esquema de menu e aproveitamento de tela com atalhos em forma de retângulos reaparece, mostrando uma clara inclinação para a óbvia natureza touchscreen dos tablets. Até mesmo o menu Iniciar agora foi realocado, aparecendo no alto da tela, à esquerda.
Nova tela inicial
Agora, a tela inicial e a área de trabalho não é mais desperdiçada com pequenos ícones e áreas sem utilização: tudo foi refeito para uma experiência com o touchscreen, mas também para funcionar de modo suave (não diferente do que é o iOS, da Apple) e em tela cheia. Há ainda integração com redes sociais, como Facebook e Twitter.
terça-feira, 31 de maio de 2011
Despertador infalível rasga seu dinheiro se você não acordar
Acordar cedo em plena segunda-feira é muito difícil, ainda mais depois de ficar até tarde no domingo jogando videogame, lendo os artigos do TechTudo e vendo nossas dicas de games. Com isso, muitas pessoas têm sérios problemas para acordar no horário e só acordariam se perdessem dinheiro. Pensando desta forma, foi criado o conceito de design chamado Money-Shreding Alarm, um despertador que literalmente tritura o seu dinheiro se você não acordar a tempo.
O seu formato é parecido com o de um triturador de papéis e pode ser usado não só para dinheiro como para outros documentos importantes, como passagens de avião ou até mesmo um documento pessoal. Se você tivesse um desse em casa, com certeza acordaria no primeiro sinal, não é verdade?
Esse aparelho leva a sério o conceito de "Tempo é dinheiro", ou seja, dormiu a mais, perdeu o suado dinheirinho. Para quem tem muita coragem, uma nota de cem reais é um grande desafio e provavelmente ninguém conseguiria nem dormir de tanta preocupação. Para começar, o TechTudo recomenda valores mais baixos, como cédulas de dois reais.
Mas atenção, em vários países, como os EUA, destruir cédulas de dinheiro é crime e pode dar até cadeia. Apenas os governos podem destruir cédulas de dinheiro e trocar por novas em folha (literalmente).
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Nova geração do iPad vira realidade e vem cheia de novidades
A tão esperada segunda geração do tablet da Apple finalmente virou realidade. Depois de meses de boatos e apostas em funcionalidades revolucionárias (como tela Retina de maior resolução, entrada para cartão de memória, porta USB e Thunderbolt), a Apple mostrou que pode continuar viva no mercado apenas com algumas mudanças básicas nos componentes internos e no design.
Design
O iPad 2 continua com o mesmo conceito do seu antecessor (mesma tela simples com apenas um botão), mas ficou mais fino, graças à mudança de design da sua traseira, que deixou suas curvas para assumir um aspecto mais plano. Os alto-falantes ganharam mais potência e estão com o som mais limpo e detalhado. As novas câmeras também identificam o novo modelo, uma à frente e outra atrás.
Desempenho
O tablet traz o novo processador Apple A5 1GHz Dual-core, que consegue ser duas vezes mais rápido que o de primeira geração. Isso sem mudar a autonomia da bateria, que continua com suas incríveis 10h de duração. O dobro de memória RAM (512MB) e seu potente processador gráfico (que segundo a Apple é 9x mais rápido) fazem com que a performance geral aumente. Porém, os atuais aplicativos ainda não tiram proveito de todo este poder, o que faz com que o usuário ainda não perceba na prática todas estas melhorias.
Cores
O iPad 2 vem em duas cores frontais: branca e preta. A parte traseira é feita do mesmo metal cinza do iPad 1.
Modelos
Basicamente há três modelos de iPad 2, com variações de capacidade. O modelo Wi-Fi só funciona com este tipo de rede e é o mais barato deles. O modelo WiFi + 3G possui duas variações nos Estados Unidos, uma para a operadora AT&T (GSM) e outra para a Verizon (CDMA). Os três tipos podem ser encontrados com capacidades de 16, 32 e 64GB de armazenamento interno.
Tela
A tela é exatamente a mesma da versão anterior, com 9.7 polegadas, tecnologia IPS e resolução 1024 x 768px (132 ppi). Possui também uma camada oleofóbica, para a gordura dos dedos não se fixarem na superfície.
Smart Cover: além de uma capa inteligente, serve de
apoio ao iPad 2 (Foto: Alessandro Salvatori)
Facilidade de uso
O sistema iOS é o mais desenvolvido do mercado, com uma resposta ao toque múltiplo ainda não igualada por nenhum outro concorrente. A facilidade de uso do sistema é uma ideia fixa que a Apple sempre manteve, permitindo que qualquer um se adapte rapidamente às suas funções, razão pela qual ele é sucesso entre usuários de 2 a 99 anos. Claro que toda esta facilidade tem seu preço: por ser um sistema focado em novatos e pessoas não tão íntimas com tecnologia, muitos usuários mais geeks sentem falta de uma maior liberdade de personalização do sistema.
Acessórios
Dois acessórios oficiais lançados junto com o tablet chamam a atenção. Um deles é a Smart Cover, capa inteligente que protege a tela do aparelho, interagindo com ele. Ao fechar a capa, o aparelho entra em modo repouso automaticamente, despertando assim que a capa abre. Seu sistema de ímãs internos também permitem dobrá-lo de maneira que sirva de apoio, permitindo escrever textos ou assistir vídeos.
Outro acessório é o adaptador HDMI que permite assistir em uma televisão HD todo o seu conteúdo multimídia. A novidade é que, com o iPad 2, é possível fazer o mirroring da tela, ou seja, ver na televisão tudo o que aparece na tela do tablet, inclusive os aplicativos. Esta função não existe em nenhum outro aparelho da Apple.
domingo, 29 de maio de 2011
"Vale qualquer sacrifício", diz homem que tenta comprar 5 iPads de uma vez
O consultor imobiliário Lauro Dubena, de 56 anos, entrou na fila montada no Shopping Iguatemi, em São Paulo, para comprar uma “baciada”.
– Espero que deixem eu levar [cinco tablets]. Eu quero um modelo preto e para a minha mulher vou levar um branco. Vou tentar comprar mais dois para colegas de trabalho. Na minha casa todo mundo tem [iPad] e minha neta vai ganhar um, porque quero que ela fique antenada.
Ainda assim, Dubena não se considera um viciado em tecnologia. Ele diz que teve que vir no primeiro dia porque não conseguiria esperar e ver os outros usarem. Ao falar do aparelho, ele soa mais marketeiro que Steve Jobs, o executivo-chefe da Apple, e diz que a era dos tablets “é um caminho sem volta”.
– Vale qualquer sacrifício. (...) Vou levar o modelo 3G, com 64 gigabytes, que é o que tem de top. Se surgir um mais completo, não tenha a menor dúvida de que eu compro.
Lançamento
A segunda geração do iPad chega às lojas de 13 cidades brasileiras nesta sexta-feira, a preços que variam de R$ 1.649 a R$ 2.599. Foram quase três meses de atraso desde o lançamento oficial do iPad 2 nos Estados Unidos, no dia 2 de março.
O aparelho tem algumas mudanças em relação à versão original. Uma das mais esperadas é a câmera frontal, que permite que duas pessoas se vejam enquanto conversam por meio do aplicativo FaceTime.
O iPad 2 é 33% mais fino e 15% mais leve do que o anterior.
O menor preço a ser pago pelo aparelho é de R$ 1.649, pelo modelo mais simples, apenas com conexão Wi-Fi e 16 GB de memória. Os outros modelos Wi-Fi custam R$ 1.899 (32 GB) e R$ 2.199 (64 GB). Os modelos com Wi-Fi e 3G (banda larga móvel) devem variar entre R$ 2.049 (16 GB), R$ 2.299 (32 GB) e R$ 2.599 (o modelo com 64 GB). O pacote que permite navegar em 3G é vendido à parte pelas operadoras de telefonia.
sábado, 28 de maio de 2011
Veja dicas de como economizar água
A água é um recurso essencial para a vida e é preciso preservá-la. Mas em grandes cidades como São Paulo é muito comum encontrar descaso e desperdício da substância.
Walter Barrella, professor de ecologia da PUC-Sorocaba, diz que "temos pouquíssima água potável disponível e o desperdício é enorme".
– Cerca de 40% da água tratada que sai da Sabesp é perdida até chegar nos lares – por problemas técnicos e de vazamentos. Uma vez dentro das casas, até 30% dela vai para os ralos. A população está crescendo e os recursos naturais são os mesmos, e até menores devido à poluição. Do total de água existente na Terra, apenas 3% são de água doce e a maior parte está em forma de gelo ou no subterrâneo. Menos de 0,1% é adequada ao consumo.
Segundo a Sabesp, o porcentual de água tratada que é perdida antes de chegar às residências é de 26%.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Orkut é condenado a pagar R$ 30 mil a mulher que teve perfil “associado a vulgaridades”
O Google foi condenado pela Justiça do Rio a pagar uma indenização de R$ 30 mil por danos morais a uma usuária do Orkut que diz que seu perfil na rede social foi invadido.
]De acordo com a usuária do Orkut, em 2005 o perfil dela no Orkut foi invadido e dados pessoais foram roubados e modificados. Foi gerado, então, um perfil falso, em que ela diz ter sido “ofendida e associada a vulgaridades”. Ela só soube disso após ser alertada por amigos. A usuária diz que entrou em contato com o Google, dono do site, mas não teve retorno.
Na decisão, a desembargadora relatora Célia Maria Vidal, da 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, diz que o episódio “reflete a falta do dever de cautela na contratação e a falha no dever de segurança nos serviços prestado aos consumidores, permitindo a inserção de conteúdos lesivos aos usuários, sem nenhum monitoramento”.
Em nota, o Google diz que não comenta casos específicos e que “não é o responsável pelo conteúdo publicado no Orkut, mas oferece uma plataforma tecnológica sobre a qual milhões de pessoas criam e compartilham seus próprios conteúdos”.
– Essa liberdade de expressão é um dos fatores que tornam a internet tão rica e útil para a sociedade. Os casos de uso indevido dessa liberdade são punidos com a remoção dos conteúdos ilegais identificados, mas o Google não exerce controle prévio sobre os conteúdos criados pelos usuários nem fará o papel de polícia ou de juiz em relação aos conteúdos criados pelos internautas.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Estudo indica que Marte adquiriu sua massa em um curto período de tempo
O planeta Marte adquiriu sua massa em um período de tempo muito curto, a partir de corpos menores - entre 10 km e 100 km de diâmetro - que se encontravam no disco protoplanetário - formação quase inteiramente formada por gases - solar, afirma um estudo publicado na edição mais recente da revista científica Nature.
Chefiada por Nicolas Dauphas, da Universidade de Chicago, e Ali Pourmand, da Universidade de Miami, a pesquisa oferece elementos para esclarecer a origem geológica de Marte e sua posterior evolução, e também o motivo de seu pequeno tamanho - quase metade da Terra.
A partir de dados das substâncias háfnio, tungstênio e tório encontrados em meteoritos marcianos, Dauphas e Pourmand estimam que o planeta vermelho adquiriu sua massa a grande velocidade, alcançando a metade de seu tamanho em apenas 1,8 milhão de anos. Segundo suas conclusões, Marte se desenvolveu entre 2 milhões e 4 milhões de anos depois do nascimento de nosso Sistema Solar, muito mais rápido que a Terra, que demorou entre 50 milhões e 100 milhões de anos para alcançar seu tamanho máximo.
Os planetas terrestres, ao contrário dos gigantes gasosos, têm superfície sólida e se formaram a partir das colisões de grandes "embriões planetários" que possuíam diâmetros entre 1.000 km e 5.000 km. Apesar de os atuais modelos que reproduzem a formação dos planetas rochosos poderem explicar a massa e a dinâmica de corpos como Terra e Vênus, estes não esclarecem o pequeno tamanho de Marte.
Uma das hipóteses é de que o "planeta vermelho" era um desses embriões que, após escapar das colisões com outros corpos maiores, acumulou sua massa a partir de outros corpos pequenos. Para confirmar essa hipótese, é necessário determinar com exatidão o tempo que Marte levou para alcançar sua atual massa, uma medida que até agora produziu resultados contraditórios.
O estudo de Dauphas e Pourmand, que afirma que o "planeta vermelho" acumulou sua massa a grande velocidade, aprova a teoria "embrionária" de sua formação. A pesquisa indica também que Marte se formou antes que se dissipasse a nuvem gasosa de hidrogênio, hélio e pó que deu origem ao Sistema Solar, num momento em que os planetesimais (objetos sólidos nos discos protoplanetários com cerca de 100 km diâmetro) estavam ainda em formação.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Astronautas ficam mais de 6 horas caminhando no espaço
Em seis horas e seis minutos de trabalho fora da ISS (Estação Espacial Internacional), um laboratório que fica a cerca de 400 km da Terra, os astronautas americanos Andrew Feustel e Mike Fincke se encarregaram de serviços de manutenção no complexo.
Eles terminaram de instalar uma antena sem fio na ISS e consertaram peças da parte russa da estação espacial. De acordo com a Nasa, o objetivo era instalar cabos "para aumentar a força do sistema elétrico" do complexo.
Os astronautas ensaiaram um novo procedimento em sua preparação para essa saída, evitando que a noite anterior fosse passada na sala de descompressão da ISS. A última saída espacial dos astronautas do Endeavour.
terça-feira, 24 de maio de 2011
Nasa lança novo modelo de veículo espacial
Um novo sistema de transporte que levará o homem ao espaço. A nova nave espacial de nome MPCV (Multi-Purpose Vehicle Crew), algo como Veículo de Tripulação para diversas finalidades, foi baseada na nave Orion, construída pela Lockheed Martin.
O ônibus espacial tem capacidade para transportar quatro astronautas para missões de 21 dias e foi construída para ser dez vezes mais seguras do que outros ônibus espaciais.
A Orion, originalmente projetada para levar astronautas de volta à Lua, é um elemento sobrevivente do Constellation, programa espacial de exploração cancelado pelo presidente Barack Obama no ano passado por estar em atraso e por questões de orçamento.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Microsoft deixará de atualizar e criar aplicativos para Windows Mobile 6 a partir de julho
A Microsoft deixará de lado a criação de aplicativos e atualizações para o Windows Mobile 6 a partir do dia 15 de julho. Desenvolvedores não poderão mudar preços, informações ou dados dos aplicativos, informou a empresa em comunicado aos programadores do Windows Mobile Marketplace, segundo o site Winrumors. Os aplicativos continuarão à venda no Windows Mobile Market.
Os sistemas operacionais da Microsoft são usados por cerca de 7,5% dos smartphones nos Estados Unidos. O último deles, o Windows Phone 7, é a aposta da Microsoft para competir com iPhone, celulares com Android e BlackBerryOS.
Desde o lançamento do Windows Phone 7, cerca de 26 mil aplicativos para o sistema operacional foram desenvolvidos. O rápido crescimento da oferta de programas para esses aparelhos aliado à estratégia da Microsoft de fortalecer o Windows Phone são apontados como justificativas para a interrupção das atualizações do Windows 6.
Recentemente a empresa lançou um guia para programadores transformarem aplicativos criados para os dispositivos da Apple em programas compatíveis com Windows Phone 7.
domingo, 22 de maio de 2011
Astronautas concluem manutenção em ônibus espacial
Os tripulantes do ônibus espacial Endeavour, que está na ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês).
A Nasa (agência espacial americana), informou hoje que os astronautas Drew Feustel e Mike Fincke terminaram demoraram sete horas e meia para terminar os trabalhos de manuteção, uma hora a mais do que estava previsto.
Os astronautas preencheram com amoníaco os canos de refrigeração do complexo orbital e lubrificar os braços do robô Dextre, que ajuda os astronautas em empreitadas no espaço aberto. Além de lubrificar seus rotores, os astronautas limparam as câmeras acopladas ao robô.
Esta missão é de grande importância para garantir o bom funcionamento de Dextre, um robô de dois braços criado no Canadá. Instalado em 2008, Dextre permitiu execução de trabalhos fora da nave Endeavour sem a necessidade de os astronautas deixarem a estação.
A última missão da caminhada espacial, dirigida do interior do complexo pelo especialista Greg Chamitoff, foi instalar duas grandes vigas que servirão como ponto de ancoragem no futuro em caso de precisarem retirar ou substituir os radiadores externos.
Durante a missão de 16 dias, os astronautas do Endeavour têm previstos quatro dias de trabalho fora do complexo orbital.
A nave Endeavour deixará a plataforma espacial em 30 de maio, dando início ao retorno à Terra. Após o retorno, a nave não será mais usada e será exibida em um museu de Los Angeles, nos Estados Unidos. A Endeavour foi construída depois do desastre da nave Challenger, que explodiu após o lançamento de uma catástrofe que matou sete astronautas.
sábado, 21 de maio de 2011
Sony é atacada novamente por hackers
A japonesa Sony sofreu um novo ataque hacker. A So-Net, um serviço de acesso à internet da empresa no Japão, alertou consumidores de que um intruso acessou seu sistema e roubou créditos de clientes no valor de R$ 1.900 (US$ 1.225).
O último ataque acontece após o sequestro de informações pessoais de cerca de 100 milhões de contas de clientes da Sony no mês passado, quando seus sistemas de jogos online PlayStation Network e Sony Online Entertainment foram hackeados.
A So-Net diz que interrompeu a troca de créditos dos clientes e pediu que todos trocassem a senha. Cerca de R$ 1.900 foram roubados de contas atacadas. A companhia disse que não havia evidência de que outras contas no sistema tenham sido hackeadas.
– No atual momento de nossas investigações, não confirmamos nenhum roubo de dados. Não encontramos nenhum sinal de possibilidade de que terceiros tenham obtido nomes, endereços, data de nascimento e telefones dos usuários.
Especialistas em segurança afirmaram à Reuters que as redes globais da Sony permanecem vulneráveis a ataques.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Explosão mata 2 em fábrica da produtora do iPad
Uma grande explosão abalou uma fábrica da Foxconn na China, matando ao menos duas pessoas, diz o Wall Street Journal. A mídia local informou que a unidade produziria o tablet iPad 2, da Apple.
A Foxconn, que tem planos de fazer um investimento bilionário no Brasil ainda neste ano, opera a fábrica onde a explosão ocorreu. A unidade fica em uma região com alta presença de empresas de alta tecnologia a oeste de Chengdu, capital da província de Sichuan.
Duas pessoas foram mortas e 16 ficaram feridas com a explosão, de acordo com o Wall Street Journal. A Foxconn, maior fabricante terceirizada e afiliada da taiwanesa Hon Hai, foi alvo de várias manchetes no ano passado após notícias de más condições de trabalho nas fábricas no sul da China, que, segundo críticos, podem ter contribuído para o suicídio de vários funcionários.
A companhia prometeu melhorar o bem estar dos seus trabalhadores. Um porta-voz da Apple não estava disponível para comentários.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Estudo diz que abelhas estão sumindo por causa do celular
Um estudo publicado na revista científica Apidologie está avaliando o efeito das ondas eletromagnéticas emitidas pelos celulares sobre populações de abelhas. Os primeiros resultados mostram que os aparelhos podem causar desaparecimento dos insetos. O assunto, no entanto, é polêmico e tem causado divergências entre os especialistas.
O especialista em abelhas Daniel Favre, do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça e autor do estudo, colocou dois telefones celulares dentro de uma colméia e programou o aparelho para gravar o som produzido pelas abelhas em três situações: quando o celular estava desligado, no modo de espera ou recebendo uma ligação.
Os resultados mostraram que, de 20 a 40 minutos após os aparelhos serem ligados, as abelhas começaram a emitir um som estridente. O chiado identificado foi muito parecido ao que as abelhas fazem para mostrar que a colméia está em perigo.
No entanto, quando os celulares foram desligados, foram necessários apenas dois minutos para que as abelhas se acalmassem.
Favre quer levar o estudo para outras partes do mundo para chamar a atenção de especialistas para o fenômeno, que é conhecido como Distúrbio do Colapso das Colônias (CCD, na sigla em inglês) – a dizimação em massa de abelhas.
Embora o estudo mostre uma forte relação entre os celulares e o comportamento das abelhas, outros cientistas acreditam que existem mais razões para explicar o desaparecimento desses insetos, como, por exemplo, inseticidas, vírus e até invernos rigorosos.
O especialista britânico Norman Carreck é um dos que não dá créditos ao estudo. Ele diz que algumas pesquisas feitas nos estudos nos Estados Unidos não mostraram nenhum efeito negativo dos celulares sobre as abelhas.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Máquinas de cheiros em bares podem fazer clientes gastar mais
Um estudo feito na Holanda descobriu que bares, restaurantes e, principalmente, casas noturnas cheirosas dão mais prazer aos seus clientes. O resultado disso é que os clientes acabam gastando mais e voltam mais vezes ao local. Para os pesquisadores, máquinas que liberam cheiros agradáveis podem sem uma boa alternativa para esses estabelecimentos.
Para realizar o estudo, os cientistas, da Universidade Delft de Tecnologia, na Holanda, liberaram três tipos de fragrâncias em três casas noturnas. Eles então fizeram um questionário com 849 jovens, de pouco mais de 20 anos.
Os resultados mostraram melhoras significativas nos níveis de dança, prazer, música e humor dos voluntários.
- Se os visitantes sentiram mais prazer na casa noturna, e dançaram mais, estimulados pelos aromas, então será maior também o número de pessoas que irão voltar a esse lugar ou indicá-lo para outras pessoas.
Segundo o pesquisador Hendrik Schifferstein, os bons odores podem fazer as pessoas dançar mais, além de melhorar o humor e o prazer de curtir a noite.
Para alcançar esse objetivo, os cientistas sugerem a instalação de máquinas de cheiros agradáveis que poderiam minimizar os odores ruins.
O objetivo é se preocupar com os cheiros da mesma forma que se faz com as luzes e os sons, diz Schifferstein.
- Assim como a luzes e sons criam a atmosfera perfeita, a combinação com os aromas pode enriquecer a experiência multissensorial.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Experiência revela que tarântulas expelem seda pelas patas
Uma pesquisa feita por cientistas no Reino Unido descobriu que as tarântulas expelem seda das suas patas para se fixarem em superfícies escorregadias.
A descoberta foi publicada na revista científica Journal of Experimental Biology.
A equipe fez uma experiência colocando as tarântulas em um tanque de vidro. Quando as tarântulas subiam pelas paredes do tanque, os cientistas chacoalhavam o recipiente, forçando o animal a tentar se segurar para não cair.
Pequenas lâminas de vidro colocadas na parede de vidro revelaram o segredo das tarântulas. Como todas as aranhas, elas possuem pelos nas patas, o que aumenta a aderência. No caso das tarântulas, elas possuem também um sistema que expele seda.
A teoria de que as aranhas usavam seda para aumentar a sua aderência a superfícies já havia sido publicada por pesquisadores alemães na revista científica Nature em 2006. No entanto, eles acreditavam que o material era expelido por órgãos especiais da tarântula que formam a seda.
Uma nova experiência, feita pela cientista Claire Rind e sua equipe na Universidade de Newcastle, testou a teoria alemã.
- Elas são criaturas incríveis, e elas têm essa forma linda de se movimentar que me fascinou. Nós não conseguíamos ver nenhum sinal da seda a olho nu, mas quando tiramos as lâminas e as examinamos em um microscópio, nós vimos até 30 linhas de seda no local onde a pata da tarântula havia derrapado.
Em outra fase da experiência, os cientistas determinaram que a seda foi expelida das patas da tarântula.
Para isso, eles contaram com ajuda de uma tarântula de estimação da cientista, chamada de Fluffy. As tarântulas trocam de pelo com regularidade, e os cientistas examinaram o pelo antigo de Fluffy e de outras tarântulas envolvidas na experiência.
Nos pelos microscópicos que são soltos pelas patas das tarântulas, os cientistas acharam pequenas estruturas que produzem seda.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Google lança notebook que liga em oito segundos
O Google anunciou nesta quarta-feira (11) que os primeiros notebooks com o sistema operacional criado pela empresa, chamado Chrome OS, chegam ao mercado no dia 15 de junho. Esses computadores, chamados Chromebooks, são diferentes porque os aplicativos e os arquivos do usuário não ficam guardados na própria máquina, mas sim na internet. Com isso, segundo o Google, as máquinas ficam mais baratas e menos sujeitas a problemas técnicos.
Sundar Pichai, executivo do Google, diz que, por causa do sistema de armazenagem na internet, o usuário leva apenas três minutos para configurar o computador. Depois, a máquina liga em oito segundos.
Um dos notebooks vai ser fabricado pela Samsung Electronics e vai ter tela de 12,1 polegadas e conexão à internet por Wi-Fi. O preço vai ser de R$ 680 (US$ 429). Também vai haver um modelo com conexão por 3G, ao preço de R$ 800 (US$ 499). A Acer também vai fabricar computadores com o Chrome OS.
O Google também anunciou que vai iniciar um serviço de aluguel de computadores para empresas e escolas. O serviço, que vai custar ao menos R$ 30 (US$ 20) por aluno para os colégios, inclui o uso da máquina e o serviço de suporte.
Inicialmente, o serviço de assinaturas vai estar disponível nos seguintes países: Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Itália e Espanha.
domingo, 15 de maio de 2011
Ministro diz que banda larga na região Norte terá preço igual ao resto do país
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, garantiu, nesta quarta-feira (6), que a internet de banda larga será oferecida pelo mesmo preço em todos os municípios, incluindo em regiões menos populosas, como a região Norte.
“Estamos trabalhando em soluções técnicas para isso”, afirmou o ministro, em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.
O autor do requerimento de audiência, deputado Silas Câmara (PSC-AM), lembrou que apenas 20% das casas na região Norte têm computador e 13,2% têm acesso à internet, enquanto na Sudeste a porcentagem de domicílios com computador chega a 43,7%, e 35,4% têm internet.
O deputado questionou as ações previstas pelo ministério para levar banda larga à região. “Não se pode tratar regiões diferentes como iguais”, afirmou. Câmara criticou ainda os altos preços e a qualidade do serviço de telefonia na região.
A deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) também cobrou a inclusão do Amapá no Programa Nacional de Banda Larga.
Segundo Paulo Bernardo, o plano prevê que a banda larga esteja massificada na região em 2014, mas uma linha de transmissão da Eletronorte pode permitir o acesso ao serviço antes disso.
“A concessionária que atende a região pediu R$ 8 milhões para o governo estadual para concretizar a oferta do serviço”, disse. Bernardo acredita que a quantia é pequena e poderá ser viabilizada.
sábado, 14 de maio de 2011
Certos planetas giram ao contrário
Um estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica britânica Nature aponta que alguns planetas fora do Sistema Solar giram no sentido contrário das suas estrelas, o que vai contra teorias existentes até agora sobre o assunto.
No nosso Sistema Solar, os planetas orbitam no mesmo sentido que o astro central, o Sol. Há um ano, uma equipe de astrônomos do Observatório de Genebra já tinha lançado "uma bomba no campo dos exoplanetas", ao apresentar, em uma palestra em Glasgow (Escócia) seis planetas que orbitam em sentido contrário em relação à rotação de sua estrela.
O astrofísico Frederic Rasio, da Universidade americana de Northwestern, coautor do estudo, diz que antes os pesquisadores pensavam que "o nosso Sistema Solar fosse parecido com os demais do Universo".
– Mas desde o início observamos coisas estranhas nos sistemas extrassolares.
Os astrônomos chegaram a essas conclusões ao observar grandes planetas gasosos, que podem ser comparados a Júpiter no nosso Sistema Solar, que se encontravam muito perto do seu astro, o que fez com que eles recebessem o nome de "Júpiteres quentes".
Segundo eles, cerca de um quarto destes planetas giram no sentido contrário. Rasio diz que isso parecia estranho.
– Por que uma giraria num sentido e a outra orbitaria exatamente no sentido contrário?
Com sua equipe, ele simulou no computador as trajetórias de dois grandes planetas, um localizado muito mais perto do que a outra de uma estrela parecida com o Sol. A interação entre a força da gravidade dos dois planetas faz com que eles mudem de órbita.
Um dos planetas se aproxima progressivamente do astro central, acaba ficando mais lento e perde a energia. Sua trajetória, que continua perturbada pelo outro planeta, pode mudar de direção, ser contorcida ou até dar uma reviravolta completa: nesse último caso, o planeta acaba girando no sentido contrário.
Didier Queloz, do Observatório de Genebra, diz que "a noção de que todos os outros sistemas seriam parecidos com o nosso cai totalmente por terra."
– Somos apenas parte de um tipo de sistema solar, no meio de uma enorme diversidade de órbitas e de possibilidades.
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Game resgata nostalgia do videogame Mega Drive
A indústria de jogos já tem orçamentos tão altos como os de um longa-metragem. Franquias como Call of Duty ou Gran Turismo têm investimentos estratosféricos, que ultrapassam a casa dos R$ 80 milhões (US$ 50 milhões). Sem contar o aparato tecnológico para as mais variadas captações de imagens, sons, movimentos e vozes, que garantem o realismo que será definitivo para a imersão dos jogadores.
Todo esse investimento tem retorno garantido, afinal o setor fatura em média R$ 50 bilhões (US$ 30 bilhões) ao ano, e os projetos estão cada vez mais complexos e caros.
Na contramão da alta tecnologia, há projetos menos ambiciosos, de profissionais que quando crianças queriam construir seus próprios jogos. É o caso de Pier Solar and the Great Achitects, desenvolvido pela WaterMelon Corp., para o saudoso Sega Mega Drive, que hoje sobrevive em pouquíssimos mercados, entre eles o Brasil.
O game faz um resgate dos antigos RPGs da geração 16 bit, como Phantasy Star, Chrono Trigger, Final Fantasy e Lunar the Silver Star, com visão isométrica, vários diálogos e uma série de tarefas que vão envolvendo o jogador na trama.
O jogo demorou pouco mais de seis anos para ficar pronto, e consumiu R$ 32 mil (US$ 20 mil) para ser concluído, com a participação de colaboradores de vários países, de acordo com o gerente de projetos da WaterMelon, o mineiro Túlio Adriano.
– Quando esse projeto começou, eu realmente não visualizava que ele alcançaria proporções mundiais, tornando-se um lançamento comparável aos jogos da década de 90. É uma sensação muito agradável, a realização de um sonho de criança.
Ele admite que, se tivesse contratado uma equipe de desenvolvimento, o custo teria saltado para aproximadamente R$ 3,2 milhões (US$ 2 milhões).
terça-feira, 10 de maio de 2011
Ministro diz que banda larga na região Norte terá preço igual ao resto do país
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, garantiu, nesta quarta-feira (6), que a internet de banda larga será oferecida pelo mesmo preço em todos os municípios, incluindo em regiões menos populosas, como a região Norte.
“Estamos trabalhando em soluções técnicas para isso”, afirmou o ministro, em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.
O autor do requerimento de audiência, deputado Silas Câmara (PSC-AM), lembrou que apenas 20% das casas na região Norte têm computador e 13,2% têm acesso à internet, enquanto na Sudeste a porcentagem de domicílios com computador chega a 43,7%, e 35,4% têm internet.
O deputado questionou as ações previstas pelo ministério para levar banda larga à região. “Não se pode tratar regiões diferentes como iguais”, afirmou. Câmara criticou ainda os altos preços e a qualidade do serviço de telefonia na região.
A deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) também cobrou a inclusão do Amapá no Programa Nacional de Banda Larga.
Segundo Paulo Bernardo, o plano prevê que a banda larga esteja massificada na região em 2014, mas uma linha de transmissão da Eletronorte pode permitir o acesso ao serviço antes disso.
“A concessionária que atende a região pediu R$ 8 milhões para o governo estadual para concretizar a oferta do serviço”, disse. Bernardo acredita que a quantia é pequena e poderá ser viabilizada.
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Tablet da BlackBerry chega à América Latina em junho
A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, anunciou nesta quinta-feira (5) que o tablet PlayBook, concorrente do iPad, chega na América Latina a partir de junho. Os primeiros países a receberem a prancheta eletrônica são México, Colômbia e Venezuela. Ainda não há data de lançamento no Brasil.
Estados Unidos e Canadá já receberam o tablet.
O aparelho será vendido em três versões: 16 GB (gigabytes) de memória, 32 GB e 64 GB.
O PlayBook tem tela de 7 polegadas, conexão à internet somente com Wi-Fi e sites e baseados em Flash, e transmite imagens em HD (alta definição), como um filme, por exemplo, para uma TV enquanto roda algum outro programa em sua própria tela - duas atividades que o iPad não faz. Mas o tablete precisa de um smartphone BlackBerry para acessar uma rede para celulares ou usar a popular plataforma de mensagens instantâneas da RIM, o BlackBerry Messenger. Se o usuário não tiver um BlackBerry, é possível usar uma conexão móvel de outro smartphone ou usar a internet.
As câmeras dianteira e traseira têm, respectivamente, 3 megapixels e 5 megapixels e o processador tem núcleo duplo (dual-core) de 1 GHz (gigahertz).
Nos Estados Unidos, a versão mais barata do aparelho (16 GB) custa o equivalente a R$ 790 (US$ 499,99). A mais cara tem 64 GB e custa R$ 1.106 (US$ 699,99).
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Sony deve enfrentar onda mundial de processos na Justiça por problemas no PlayStation
A Sony pode enfrentar processos judiciais em todo o mundo pela demora em revelar uma violação da segurança na PlayStation Network, usada pelos usuários do videogame para jogar em rede, o que enfureceu jogadores.
A Sony desativou a rede em 19 de abril, depois de descobrir a invasão, uma das maiores da história. Mas foi apenas na terça-feira (26) que a empresa informou que o sistema havia sido invadido e que dados dos usuários podiam ter sido roubados.
Nos Estados Unidos, diversos legisladores falaram sobre a invasão – hackers roubaram nomes, endereços e, possivelmente, detalhes de cartões de crédito de 77 milhões de usuários. PlayStation Network oferece acesso online a jogos, filmes e programas de TV. Cerca de 90% dos usuários afirmam que estão nos Estados Unidos ou na Europa.
Um escritório de advocacia da Califórnia abriu processo em nome dos consumidores.
Michael Wang, administrador de fundos internacionais da Prudential Financials, em Taipei, que tem ações da Sony, diz que "os jogadores estão furiosos pelo fato de o presidente-executivo não ter explicado a situação e os investidores estão decepcionados com a governança corporativa da empresa".
Larry Ponemon, fundador e presidente do Ponemon Institute, disse que o roubo poderia custar mais de R$ 2,3 bilhões à Sony, equivalente a uma média de quase R$ 32 para cada um dos 77 milhões de usuários que tiveram dados comprometidos. A Ponemon se especializa em proteger informações armazenadas em redes de computadores.
Analistas disseram que pessoas que planejam comprar um console podem optar pelo Xbox 360, da Microsoft, que conta com uma popular rede online. Rich Chiang, usuário do PlayStation, se disse "indignado" por suas informações pessoais terem vazado.
Especialistas em segurança dizem que a Sony terá de levar em conta a perda de negócios e também os danos a sua marca quando for fazer a conta do custo do incidente. Outras despesas relacionadas incluiriam a notificação dos clientes quanto ao ataque e a contratação de especialistas para reparar a rede.
A Sony afirmou que a demora em notificar o público foi necessária para a realização de uma investigação, mas o caso está rapidamente se tornando um pesadelo de relações públicas semelhante ao da resposta demorada da Toyota Motor relacionada a um recall gigantesco de veículos no ano passado, o que alimenta as críticas à falta de transparência das grandes empresas japonesas.
Nem Howard Stringer, o presidente-executivo da Sony, e nem Kazuo Hirai, que foi indicado como segundo em comando da empresa no mês passado depois de comandar a criação dos serviços de rede da companhia, comentaram o assunto publicamente.
A Sony vem lutando há anos para combater as atividades dos hackers. No começo do mês, o site PlayStation Lifestyle informou que um grupo chamado Anonymous havia conduzido ataques contra páginas e serviços online da Sony, como vingança contra os esforços da empresa para reprimir os hackers.
sexta-feira, 22 de abril de 2011
Político exige resposta da Apple sobre possível arquivamento de dados de usuários do iPhone e iPad
O congressista americano Edward J. Markey pediu nesta quinta-feira (21) respostas à Apple sobre o sistema de rastreamento que, segundo recentes estudos, está incluído no sistema operacional iOS 4 e armazena a localização dos aparelhos iPhone e iPad.
Em carta dirigida a Steve Jobs, presidente-executivo da Apple, Markey questionou as políticas de proteção de dados da gigante do setor de tecnologia por causa de um artigo publicado nesta semana no jornal britânico The Guardian intitulado "iPhone Keeps Records of Everywhere You Go" ("iPhone mantém guardadas informações de todos os lugares onde você vai", em tradução livre para o português).
A publicação se refere aos trabalhos de analistas que concluíram que as equipes da Apple que utilizavam o iOS 4 e tinham conexão a internet guardavam automaticamente a localização dos usuários e faziam backup.
Um dos autores dessa pesquisa indicou que seu iPhone havia registrado cerca de 220 mil pontos de localização de seus movimentos.
O político diz que o caso é preocupante.
- Estou preocupado com as consequências dessa característica na privacidade dos indivíduos.
Ele exigiu que a Apple se manifestasse sobre o assunto até o dia 12 de maio.
Markey quer que a companhia esclareça se realmente rastreia a posição dos dispositivos e guarda as informações, e caso confirme que sim, se avisou aos usuários sobre esse procedimento e se esses dados atendem a algum interesse comercial.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Dilma quer computador mais barato aos brasileiros
A presidente da República Dilma Rousseff afirmou que quer baratear os preços dos computadores ao consumidor e fazer com que eles sejam acessíveis para qualquer brasileiro. Em entrevista ao programa de rádio Café com a Presidenta, apresentado nesta segunda-feira (18), Dilma disse que os acordos fechados com a China deverão ajudar a diminuir o preço de aparelhos eletrônicos por aqui.
Fazendo um balanço sobre sua visita à China, na semana passada, ela se referiu ao acordo fechado com as empresas ZTE e Foxconn. A primeira é uma estatal chinesa que produz equipamentos para a área de comunicação, enquanto a outra é responsável pela fabricação de produtos da Apple para parte do mundo, entre eles o iPad e o iPhone.
A ZTE vai construir uma fábrica em Hortolândia, no interior de SP, e investirá mais R$ 350 milhões. A Foxconn estuda investimento de R$ 18,9 bilhões no Brasil para a produção de telas para produtos como computadores tablet e celulares.
- São investimentos que, além de trazer dinheiro e novas tecnologias, também vão gerar emprego para milhares de trabalhadores. Nós vamos ter muito trabalho pela frente, vamos ter de formar brasileiros e brasileiras capacitados para trabalhar nesta área de tecnologia de informação. Nós vamos popularizar esses equipamentos. Queremos que eles sejam comprados por qualquer cidadão.
Ela diz que, no ano passado, o Brasil foi o terceiro país que mais vendeu computador no mundo, e “isso significa um grande mercado potencial”.
A presidente disse que a viagem à China, que começou na segunda-feira (11) e terminou neste fim de semana, foi “bastante proveitosa” e “bem-sucedida”.
- Nós alcançamos os nossos principais objetivos: o de abrir as portas para que mais produtos brasileiros, produtos mais elaborados entrassem na China; e trabalharmos juntos em áreas importantes, como a de ciência e tecnologia. Assinamos 20 acordos com o governo chinês. Alguns para desenvolvermos pesquisa nessa área – ciência e tecnologia – e também fecharmos bons negócios com empresários, que vão investir mais no Brasil.
O Brasil também vai vender mais para a China, segundo Dilma.
- Um dos acordos que firmamos foi abrir o mercado chinês para a exportação de carne de porco. Um outro ainda, foi para a venda de aviões. A Embraer já vende aviões para a China, mas, nessa viagem, nós combinamos a venda de 35 aviões da família B-190 – são jatos que vão gerar em torno de US$ 1 bilhão para o Brasil.
Ela diz que desde 2004, quando o presidente Lula esteve pela primeira vez na China, “nós evoluímos muito no volume do nosso comércio, e a China tornou-se o nosso maior parceiro comercial”.
- Essa parceria tem sido boa em vários setores. Nós realizamos, por exemplo, várias pesquisas e iniciativas na área de satélite. Acho que foi um salto de qualidade nas nossas relações. Mas, ainda, queremos mais. Hoje, nós vendemos muita matéria-prima para a China, queremos vender a matéria-prima, mas também queremos vender os produtos mais elaborados.
Ela cita o caso do aço. A China é o maior comprador do minério de ferro brasileiro, a matéria-prima para a fabricação do aço, usado em praticamente toda a indústria, de carros a barcos.
- O produto que mais vendemos para os chineses é o minério de ferro. Queremos, também, vender aço e mesmo produtos acabados de aço. Estou muito confiante na cooperação mútua entre o Brasil e a China.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Reclamações sobre segurança na internet triplicam no Brasil em um ano
O número de notificações de incidentes de segurança na web feitas por internautas brasileiros e administradores de rede chegou a quase 91 mil no primeiro trimestre de 2011, três vezes mais que a quantidade registrada no mesmo período do ano passado e o dobro do verificado no último trimestre de 2010.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (14) pelo Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil).
A quantidade de relatos sobre tentativas de fraude cresceu 45,8% em relação ao trimestre anterior e 23,6% sobre o mesmo período de 2010. Metade das notificações dessa categoria se refere a páginas falsas de bancos e de sites de comércio eletrônico. As notificações sobre fraudes nesses dois tipos de sites aumentaram 73,4% em relação ao quarto trimestre de 2010 e de 134,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa prática criminosa é conhecida como phishing clássico.
Phishing é uma palavra em inglês para representar um tipo de fraude muito comum em que o internauta recebe mensagens não solicitadas por e-mail, via recados no Orkut, por exemplo, e pelos programas de mensagens instantâneas, como o Live Messenger (popularmente conhecido como "MSN"). O objetivo de praticar essa fraude é confundir o usuário – para isso, usa-se mensagens como se fossem de um banco, site de compras, Receita Federal, entre outros. O internauta que "cai" no golpe fornece seus dados ou clica em links repletos de vírus.
As notificações sobre cavalos de Troia, que representam 45,5% das notificações de tentativas de fraude, cresceram 21,1% em relação ao quarto trimestre de 2010, mas reduziram 19,8% em relação aos três primeiros meses do último ano.
Esse tipo de ameaça é semelhante ao vírus, mas não tem capacidade de se automultiplicar. Ele não infecta vários arquivos, mas abre brechas para que criminosos "tomem conta" das informações do computador.
O Cert.br é um serviço prestado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
domingo, 10 de abril de 2011
Twitter alcança 155 milhões de mensagens por dia
O Twitter – rede social que permite a troca de mensagens em até 140 caracteres – divulgou nesta quarta-feira (6) números sobre o serviço durante o primeiro trimestre de 2011. O site registrou, nesse período, média de 155 milhões de mensagens por dia, contra 55 milhões de posts registrados de janeiro a março de 2010.
Entre dezembro de 2010 e março deste ano, o Twitter conseguiu um crescimento mensal de 52% no número de perfis. Nos Estados Unidos, esse índice chega a 57%.
Entre janeiro e março deste ano, o acesso ao serviço por plataformas móveis cresceu 50%. Neste mesmo período, o uso do Twitter pelo aplicativo do sistema operacional Android, do Google, cresceu 104%. O aumento no acesso pelo iPad subiu 72%, 55% pelo iPhone e 51% pelo BlackBerry.
Em cinco anos de existência, comemorados no dia 21 de março, o Twitter evoluiu muito e rápido, até chegar a mais de 200 milhões de usuários e se consagrar como uma das melhores ferramentas para a troca mundial de informações pessoais, notícias e até fofocas que veio para ficar.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
SMX C200, da Samsung, é perfeita para usuários amadores
04/Abr/2011 15h20 - Atualizado em 04/04/2011 17h46
SMX C200, da Samsung, é perfeita para usuários amadores
Victor Hugo Da redação
imprimir
Dessa vez, a Samsung decidiu inovar. Em vez de prezar pela qualidade e os pixels perfeitos, ela apostou no básico: satisfazer às necessidades do usuário amador ao lançar a SMX C200.
Para quem precisa de uma filmadora para fazer o básico, aquelas gravações de fim de semana, uma festa informal, algum fato curioso, a SMX C200 é excelente. A câmera mede 5,5 x 3,2 x 11 centímetros e pesa 145 gramas.
A SMX C200 é uma filmadora bem compacta, estilo tradicional, com display LCD de 2,7 polegadas que pode ser girado. Ela possui ainda um design ergométrico, isso significa que a lente é inclinada para cima. O bacana disso é que ao segurá-la, o usuário não precisa inclinar o punho para fazer um bom enquadramento.
Ao mesmo tempo em que este pode ser um ponto positivo, ele também é negativo. Pois, ao apoiar a filmadora numa superfície plana, o enquadramento também vai ficar para cima e é preciso utilizar qualquer suporte com a uma cabeça ajustável.
Boa resolução e cartões SD
A câmera tem uma resolução máxima de 720x480 (480p, que é a mesma de um DVD) e 60 quadros por segundo. Os vídeos gravados nesse modo podem ser visualizados em TVs tradicionais sem problema, ou em TVs de alta definição mas aí vai perder um pouco de qualidade.
Os cartões SD estão presentes para que se faça o armazenamento de suas gravações. A camera vem com um cartão de 4GB, mas suporta modelos de até 32GB.
A autonomia da bateria consegue gravar um video de aproximadamente uma hora, de 480p, sem precisar recarregar a bateria.
Como as gravações não são em alta definição, uma saída HDMI não faz falta. No entanto, uma entrada para um microfone externo seria bom para uma melhor captura de áudio.
Zoom
O zoom da SMX C 200 chama a atenção. Ele tem uma aproximação de até 10X e acompanha um zoom digital de 1200X. Em nossos testes, ela conseguiu focar perfeitamente objetos à distância em questão de segundos.
A resolução das imagens é boa: 1,9 megapixel. No entanto, como todas as filmadoras portáteis, as imagens saem com qualidade baixa, granuladas e embaçadas.
Imagem noturna
Um dos “pesadelos” das câmeras de video é a gravação em lugares escuros. Nesse quesito, a SMX C200 se saiu bem. O único contra dessa etapa foi foco automático que demorou para se ajustar, mas ele tbambém pode ser ajustado manualmente.
Youtube
A filmadora apresenta um botão em que você pode enviar o seu video direto para o YouTube. Ela só precisa estar conectada a um PC ou um Mac com o software IntelliStudio.
Os modos de cena (ambiente aberto, fechado, macro, etc), resolução de vídeo, aspecto (4:3 ou 16:9), ajuste de exposição, foco automático, manual ou por meio de detecção de faces, efeitos digitais e fader são recusrsos presentes na SMX C200, que deixam muitas cameras Full HD bem para trás.
Um bom recurso que a SMX C200 é o botão Smart Auto. Com ele, você vai conseguir ajustar as configurações de imagem automaticamente.
Já com o Time Lapse REC você vai conseguir gravar um quadro a cada intervalo pré-determinado pelo usuário. Se você quiser gravar várias partes do dia e compará-las no final, não precisa ligar a camera toda hora! Basta programar que ela vai fazer o serviço.
Assinar:
Postagens (Atom)