sexta-feira, 22 de abril de 2011
Político exige resposta da Apple sobre possível arquivamento de dados de usuários do iPhone e iPad
O congressista americano Edward J. Markey pediu nesta quinta-feira (21) respostas à Apple sobre o sistema de rastreamento que, segundo recentes estudos, está incluído no sistema operacional iOS 4 e armazena a localização dos aparelhos iPhone e iPad.
Em carta dirigida a Steve Jobs, presidente-executivo da Apple, Markey questionou as políticas de proteção de dados da gigante do setor de tecnologia por causa de um artigo publicado nesta semana no jornal britânico The Guardian intitulado "iPhone Keeps Records of Everywhere You Go" ("iPhone mantém guardadas informações de todos os lugares onde você vai", em tradução livre para o português).
A publicação se refere aos trabalhos de analistas que concluíram que as equipes da Apple que utilizavam o iOS 4 e tinham conexão a internet guardavam automaticamente a localização dos usuários e faziam backup.
Um dos autores dessa pesquisa indicou que seu iPhone havia registrado cerca de 220 mil pontos de localização de seus movimentos.
O político diz que o caso é preocupante.
- Estou preocupado com as consequências dessa característica na privacidade dos indivíduos.
Ele exigiu que a Apple se manifestasse sobre o assunto até o dia 12 de maio.
Markey quer que a companhia esclareça se realmente rastreia a posição dos dispositivos e guarda as informações, e caso confirme que sim, se avisou aos usuários sobre esse procedimento e se esses dados atendem a algum interesse comercial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário