segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nova geração do iPad vira realidade e vem cheia de novidades



A tão esperada segunda geração do tablet da Apple finalmente virou realidade. Depois de meses de boatos e apostas em funcionalidades revolucionárias (como tela Retina de maior resolução, entrada para cartão de memória, porta USB e Thunderbolt), a Apple mostrou que pode continuar viva no mercado apenas com algumas mudanças básicas nos componentes internos e no design.
Design
O iPad 2 continua com o mesmo conceito do seu antecessor (mesma tela simples com apenas um botão), mas ficou mais fino, graças à mudança de design da sua traseira, que deixou suas curvas para assumir um aspecto mais plano. Os alto-falantes ganharam mais potência e estão com o som mais limpo e detalhado. As novas câmeras também identificam o novo modelo, uma à frente e outra atrás.
Desempenho
O tablet traz o novo processador Apple A5 1GHz Dual-core, que consegue ser duas vezes mais rápido que o de primeira geração. Isso sem mudar a autonomia da bateria, que continua com suas incríveis 10h de duração. O dobro de memória RAM (512MB) e seu potente processador gráfico (que segundo a Apple é 9x mais rápido) fazem com que a performance geral aumente. Porém, os atuais aplicativos ainda não tiram proveito de todo este poder, o que faz com que o usuário ainda não perceba na prática todas estas melhorias.
Cores
O iPad 2 vem em duas cores frontais: branca e preta. A parte traseira é feita do mesmo metal cinza do iPad 1.
Modelos
Basicamente há três modelos de iPad 2, com variações de capacidade. O modelo Wi-Fi só funciona com este tipo de rede e é o mais barato deles. O modelo WiFi + 3G possui duas variações nos Estados Unidos, uma para a operadora AT&T (GSM) e outra para a Verizon (CDMA). Os três tipos podem ser encontrados com capacidades de 16, 32 e 64GB de armazenamento interno.
Tela
A tela é exatamente a mesma da versão anterior, com 9.7 polegadas, tecnologia IPS e resolução 1024 x 768px (132 ppi). Possui também uma camada oleofóbica, para a gordura dos dedos não se fixarem na superfície.

Smart Cover: além de uma capa inteligente, serve de
apoio ao iPad 2 (Foto: Alessandro Salvatori)
Facilidade de uso
O sistema iOS é o mais desenvolvido do mercado, com uma resposta ao toque múltiplo ainda não igualada por nenhum outro concorrente. A facilidade de uso do sistema é uma ideia fixa que a Apple sempre manteve, permitindo que qualquer um se adapte rapidamente às suas funções, razão pela qual ele é sucesso entre usuários de 2 a 99 anos. Claro que toda esta facilidade tem seu preço: por ser um sistema focado em novatos e pessoas não tão íntimas com tecnologia, muitos usuários mais geeks sentem falta de uma maior liberdade de personalização do sistema.
Acessórios
Dois acessórios oficiais lançados junto com o tablet chamam a atenção. Um deles é a Smart Cover, capa inteligente que protege a tela do aparelho, interagindo com ele. Ao fechar a capa, o aparelho entra em modo repouso automaticamente, despertando assim que a capa abre. Seu sistema de ímãs internos também permitem dobrá-lo de maneira que sirva de apoio, permitindo escrever textos ou assistir vídeos.

Outro acessório é o adaptador HDMI que permite assistir em uma televisão HD todo o seu conteúdo multimídia. A novidade é que, com o iPad 2, é possível fazer o mirroring da tela, ou seja, ver na televisão tudo o que aparece na tela do tablet, inclusive os aplicativos. Esta função não existe em nenhum outro aparelho da Apple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário