segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Aplicativos do Facebook vazam dados de usuários


Uma reportagem publicada nesta segunda-feira (18) pelo jornal americano Wall Street Journal diz que nomes de usuários e de seus amigos na rede social Facebook – a maior do mundo com mais de 500 milhões de cadastrados – podem ser vistos por empresas de publicidade e internet mesmo que o perfil seja cadastrado com rigorosos padrões de privacidade.

A publicação informa que a vulnerabilidade viola as regras do serviço e afeta milhões de pessoas que usam aplicativos em seu perfil.

Segundo o jornal, cada pessoa que faz parte da rede social é identificada por meio de um código numérico. Companhias publicitárias teriam acesso a esse número, o que lhes permite saber o nome do dono do perfil e as informações que estiveram públicas para toda a rede, conforme configuração feita pela pessoa cadastrada.

A falha consegue ser explorada, de acordo com o WSJ, por meio de todos os dez aplicativos – quase sempre produzidos por desenvolvedores voluntários – mais populares do Facebook, entre eles a fazenda virtual Farmville, cujos usuários podem ter ainda o nome de seus amigos descobertos por pelo menos 25 empresas.

Um porta-voz do Facebook disse ao jornal que a rede social está tomando medidas para “reduzir drasticamente” a exposição de informações pessoais dos usuários.

- A identificação de um usuário do Facebook pode inadvertidamente ser compartilhada por meio de um navegador da internet ou aplicativo. [O conhecimento sobre a identificação de um usuário] não permite acesso a informações privadas no Facebook.

Ele contou ainda que a rede social iria lançar uma nova tecnologia para resolver o problema apontado pelo jornal.

- Nossos sistemas técnicos sempre foram complementados pela aplicação de fortes políticas de privacidade e vamos continuar com isso para manter as pessoas no controle de suas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário