quinta-feira, 31 de março de 2011

Android ganha interface em 3D


Se você se importa com o design do seu celular, sabia que agora você pode baixar um aplicativo para Android que substitui a interface de usuário padrão? Ele se chama SPB Shell 3D e após instalado você vai ter um ecrã inicial altamente personalizável com animações em 3D.

O aplicativo transforma basicamente tudo do celular em 3D, como calendários, visualização de mensagens e horário. Ele também possui outros recursos, como pastas redimensionáveis e widgets bem elegantes. O software tem tantos recursos como as interfaces que são personalizadas para Android por alguns fabricantes.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=hVU84J1ShSQ

A SPB pretende trabalhar com fabricantes de celulares e operadoras de telefonia móvel para pré-carregar o software em smartphones. Mas, ao contrário do HTC Sense, Motorola Blur, ou Samsung TouchWiz, o SPB Shell 3D disponibiliza esse luxo como um download independente na Android Market por US$ 14,95 (aproximadamente R$ 24,83).
saiba mais

* Sincronize seus dados no Firefox 4 com todos os seus computadores e o seu smartphone Android
* LG G2x, um smartphone Android 4G com processador Tegra Dual-Core

Se se levar em conta a necessidade do aplicativo, o preço é bastante salgado. Especialmente para o Android Market , que geralmente possui aplicativos baratos por causa da grande concorrência. A empresa tem criado programas semelhantes para smartphones com Windows Mobile e Symbian. Se o SPB Shell 3D custasse o mesmo preço para estas plataformas não seria uma surpresa, pois a concorrência é pequena em ambas as plataformas.

É bonito de ver o SPB Shell 3D em ação, mesmo quando não existe uma necessidade de efeitos 3D como esses.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Navegador Firefox 4 atinge mais de 6 milhões de downloads em 24 horas após lançamento


O navegador Firefox 4, da Fundação Mozilla, atingiu nesta quarta-feira (23) mais de 6 milhões de downloads, de acordo com uma página espacial da empresa que mostra a quantas vezes o navegador foi baixado desde o seu lançamento, nesta terça-feira (22).

O número é maior do que o alcançado pela nova versão do concorrente Internet Explorer, o IE 9, que foi lançado no dia 15 de março e um dia depois registrou 2,3 milhões de downloads, segundo a Microsoft.

O navegador da Mozilla é seis vezes mais rápido em suas operações que a versão anterior, lançada há três anos. Seu design, com mais espaço de tela para as páginas, e com menus mais simples, lembra o de alguns concorrentes, embora mantenha a barra de buscas, que desapareceu no Chrome e no IE 9.

Outra novidade do Firefox 4 é que o navegador tem uma função para impedir que empresas registrem as visitas dos usuários ao navegar em sites vinculados às empresas. Essa inovação também faz parte do IE 9.

O Firefox 4 possui ainda uma versão móvel para o sistema operacional Android e outra para Nokia.

De acordo com o site StatCounter, em fevereiro deste ano o Internet Explorer (em todas as suas versões) tinha globalmente uma participação de 45,44% de uso, contra 30,37% do Firefox e 16,54% do Chrome. No entanto, o IE perde participação com o tempo. Em julho de 2008, a sua participação era 68,57%.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Anatel libera prefixo de telefone fixo para celular em São Paulo


Os números dos celulares na região metropolitana de São Paulo poderão começar com o prefixo 5, até então usado para telefones fixos, a partir de 4 de abril, informou nesta quarta-feira (23) a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Segundo o órgão regulador, a medida eleva a capacidade de numeração da telefonia móvel em 6,9 milhões de combinações na área com DDD 11.

Assim, o total de celulares possíveis na área 11 passará de 37 milhões para 43,9 milhões de linhas móveis. Em janeiro deste ano, a região metropolitana de São Paulo tinha mais de 28 milhões de assinantes de telefonia móvel.

O prefixo 5 continuará a ser usado em telefones fixos. De acordo com a Anatel, quando ocorrer uma chamada para um celular dessa série, as operadoras deverão informar se é uma ligação para telefone móvel por meio de mensagem.

O compartilhamento do prefixo 5 por linhas fixas e móveis será mantido até a ampliação em um dígito no número dos telefones celulares, prevista para acontecer até o final de 2012.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Cientistas dizem que carne bovina pode ficar com gosto de porco


Cientistas argentinos disseram nesta quinta-feira (17) que as mudanças na dieta do gado bovino, que cada vez engorda mais em curral e menos com gramados naturais, podem afetar o sabor da carne e deixá-la com gosto de porco.

Trata-se de uma mudança no sabor que já é detectada pelos consumidores e que "está associada com a transformação registradas nos sistemas de engorda", indicaram especialistas do Inta (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária) da Argentina.

O pesquisador Enrique Pavan explicou que houve um aumento no número de bovinos engordados a base de alimentos industrializados, como alguns derivados de sementes oleaginosas, "o que às vezes pode afetar o sabor da carne".

Segundo o especialista, esse tipo de dieta a base de concentrados com uma alta composição de ácidos graxos (um tipo de gordura) contrasta com a dos gramados naturais, que por anos foi fonte de alimentação dos gados na Argentina, país que se ganhou boa fama pela qualidade e o sabor de suas carnes.

Em declarações divulgadas pelo governo argentino, Pavan explicou que quando esse tipo se suplemento é excessivo ou é dado aos animais por um tempo prolongado, "gera uma mudança na proporção dos ácidos graxos que poderia modificar o sabor da carne".

Segundo o Inta, como consequência da introdução e extensão desse tipo de práticas alimentícias nos bovinos, a composição de ácidos graxos de bovinos e suínos ficou parecida.

Pavan explicou como acontece o processo que deixa o gosto de uma carne parecida com o de outra.

- Na medida em que a proporção de óleos de cereais ou oleaginosas aumenta na dieta dos bovinos, a composição de ácidos graxos da carne bovina se assemelhará cada vez mais à do porco e, em consequência, seu sabor também será mais parecido.

quinta-feira, 17 de março de 2011

YouTube compra empresa para melhorar vídeos


O site de vídeos YouTube, do Google, comprou a companhia irlandesa de tecnologia de imagens Green Parrot Pictures, segundo anúncio divulgado nesta terça-feira (15).

A Green Parrot é especializada em tecnologia de licenciamento de propriedade intelectual e de manipulação de imagens de alta qualidade. A tecnologia de melhoria de vídeo da companhia tem sido usada em filmes de Hollywood como Senhor dos Anéis, Homem Aranha e King Kong.

A empresa foi fundada em 2004 pelo presidente-executivo, Anil Kokaram, um professor associado da Trinity College, em Dublin. Kokaram e sua equipe vão se mudar para a Califórnia, nos Estados Unidos, nos próximos meses.

O Google não revelou detalhes sobre o acordo.

Jeremy Doig, diretor do Google para tecnologia de vídeo, disse que o YouTube espera melhorar a qualidade de alguns de seus vídeos com a ajuda da tecnologia da Green Parrot.

- A tecnologia deles ajuda os vídeos parecerem melhores, enquanto, ao mesmo tempo, usa menos banda e melhora a velocidade de execução.

Na semana passada, o Google anunciou que o YouTube vai comprar a produtora de vídeo Next New Networks para ajudar pequenos produtores a melhorar a qualidade dos vídeos que enviam ao site.

A companhia está passando por uma expansão e espera elevar o número de funcionários com 200 contratações em 2011.

domingo, 13 de março de 2011

iPad 2 mais fino e muito mais rápido


12/03/11

Iniciou-se a venda nos Estados Unidos do novo iPad da Apple, o qual e própria empresa declara como mais fino, mais leve e mais rápido, além de conter FaceTime, Smart Covers e bateria com durabilidade de 10 horas. As novidades e notícias tecnológicas estão todas voltadas ao Tablet iPad 2, principalmente pelo fato deste ser o único gadget a reinar em 2011, é o que dizem os rumores em todo o mundo virtual. Mas é inevitável não dizer que este é um dispositivo sofisticado e muito bonito fisicamente e também internamente, pois com este é possível realizar praticamente todas as atividades pessoais e profissionais como se estivesse utilizando um computador de mão, só que com maior comodidade e praticidade. Uma novidade em relação ao iPad 2 é a grande diversidade de cores, ou seja, não existem apenas somente duas cores padrões, agora é possível levar um iPad azul ou até mesmo roxo para casa.

Dentre suas especificações técnicas, destacam-se: espessura de 13,4 milímetros, peso de 680 gramas, tela multi-touch Widescreen de 9.7 polegadas com resolução de 1024×768 pixels com retroiluminação por LEDs e com tecnologia IPS, tela com revestimento resistente a impressão digital e a oleosidade, conectividade sem fio Wi-Fi e Bluetooth 2.1, tecnologia 3G, bússola digital, GPS assistido, conector USB para Dock, carregador USB de 10W, capacidade de armazenamento de 16 a 64Gb, processador Apple A4 de 1Ghz de velocidade com baixo consumo de energia, acelerômetro, sensor de luz ambiente, reprodutor de músicas de diferentes formatos com limite máximo de volume configurável pelo usuário, câmera fotográfica digital frontal e traseira VGA HD, suporte para vídeo de 1024×768 pixels e de diferentes formatos, grande variedade de suporte para anexo de mensagens, diferentes idiomas, leitor de tela VoiceOver, zoom em tela cheia, bateria interna recarregável de polímero de Lítio de 25W com autonomia de até 10 horas, entrada para fone de ouvido estéreo, altofalante e microfone integrados, slor para cartão de memória Micro-SIM, compatibilidade com sistema operacional Mac OS X v10.5.8 e Windows 7, e muito mais.

Quanto ao valor do novo Ipad, este pode variar de acordo com a sua versão, principalmente para os dispositivos com Wi-Fi e em relação a sua capacidade de armazenamento. O iPad completo tendo 64Gb de memória, Wi-Fi e tecnologia 3G é encontrado no mercado por R$2.399, enquanto o de 32Gb está disponível por R$2.099 e o de 16Gb por R$1.799.

Site brasileiro vai ao espaço em satélite da NASA

Site brasileiro no espaço

Quando o satélite espacial Glória (Glory) subir ao espaço nesta semana, ele estará levando consigo uma pastilha de silício onde está gravado o nome do Site Inovação Tecnológica - www.inovacaotecnologica.com.br.

A iniciativa é parte do programa de divulgação científica da NASA, cujo principal objetivo é engajar estudantes e o público em geral nas missões espaciais, fomentando o interesse pelos aspectos científicos das missões e despertando o interesse pela ciência em geral.

É a primeira vez que um site brasileiro participa do programa.

A inscrição brasileira foi submetida assim que o satélite Glória foi incluído no programa de divulgação científica, em Setembro de 2008, tendo sido aceita em 04 de Dezembro de 2009.

O Site Inovação Tecnológica é o maior site de divulgação científica em língua portuguesa, no ar há quase 12 anos e reconhecido por meio de links de centenas de instituições de ensino do Brasil e do exterior, incluindo todas as principais universidades brasileiras.

O material divulgado pelo Site Inovação Tecnológica já foi tema de oito vestibulares e está presente em 54 livros didáticos editados para uso nas escolas brasileiras neste ano de 2011 - foram mais de duas centenas de livros didáticos desde que o site entrou no ar.
Site brasileiro vai ao espaço em satélite da NASA
O satélite Glória vai se juntar a uma frota de satélites de monitoramento ambiental, chamada A-Train, formada por sete satélites, cada um dos quais voltado a um aspecto específico da climatologia. [Imagem: NASA]

Satélite Glória

A principal missão do satélite Glória é estudar o sistema climático da Terra, desvendado o papel representado pelos aerossóis presentes na atmosfera e mensurando a influência da radiação solar sobre o clima.

O satélite possui dois instrumentos científicos principais.

O primeiro é um detector de aerossóis, chamado APS (Aerosol Polarimetry Sensor), que irá detectar informações sobre essas micropartículas, incluindo formato, composição e capacidade de reflexão da luz.

O segundo instrumento é um medidor da luz solar, chamado TIM (Total Irradiance Monitor), que irá monitorar as variações na atividade solar detectando a quantidade de energia que chega à camada superior da atmosfera da Terra.

O satélite Glória vai se juntar a uma frota de satélites de monitoramento ambiental, chamada A-Train, formada por sete satélites, cada um dos quais voltado a um aspecto específico da climatologia.

A duração prevista da missão científica do satélite Glória é de 30 anos.

Cientistas testam tecnologias para evitar acidentes de carro

Anualmente milhões de pessoas morrem em decorrência dos acidentes de carros em todo o planeta. Entre as principais causas, de acordo com vários estudos, está o erro de julgamento do motorista. Numa tentativa de evitar que o número de ocorrências aumente cientistas e engenheiros ligados à indústria automobilística têm trabalhado, juntamente com médicos, no desenvolvimento de novas tecnologias que ajudem a reduzir o número de colisões e, consequentemente, de mortes no trânsito.

Dentre os protótipos em aperfeiçoamento estão programas que detectam e corrigem problemas ocasionados pelas más condições climáticas e erros do condutor, além de sistemas e dispositivos que ajudem a tornar o atendimento médico mais ágil e eficiente, para minimizar os danos provocados nos passageiros.

Preocupados com os números de acidentes, diversos fabricantes têm efetuado testes para melhorar seus modelos e diminuir o número de desastres fatais.

A Volvo, reconhecida mundialmente pelos esforços em termos de segurança, é uma delas. Em sua pista de testes, na Suécia, técnicos têm testado uma tecnologia de frenagem automática para garantir que os automóveis parem quando detectem a aproximação de outro veículo pela frente ou pelos lados.

Para que isso seja possível, o carro conta com um sistema de sensores – formado por um GPS e um sensor instalado no teto – que mede e localiza os objetos em torno dele.

Embora os testes preliminares tenham sido promissores, os cientistas sabem que os acidentes não são inevitáveis. Todavia, não custa nada ter a tecnologia como uma aliada.

Por: Michelle Sá / Fonte: Diário Digital

sábado, 12 de março de 2011

Site chinês vaza supostos esboços do iPhone 5


Um site de compra e venda de produtos de tecnologia, e de notícias sobre o segmento, divulgou na sexta-feira (11) supostas imagens da próxima geração de smartphones da gigante Apple, o iPhone 5, ainda sem prazo para ser lançado mundialmente.

De acordo com as imagens reveladas pelo portal iDeals China, o novo celular não apresenta grandes mudanças em relação ao design do último lançamento, o iPhone 4, mas o vazamento dos dados cria um novo capítulo na disputa entre a empresa norte-americana e os fabricantes chineses, de olho em uma das fórmulas mais vendidas no mundo.

Os rumores de vazamento ocorrem no mesmo dia em que a empresa começou a vender nos Estados Unidos o iPad 2, cujo lançamento provocou filas em frente às lojas de Nova York.

A Apple ainda não se manifestou publicamente sobre o vazamento, nem confirmou se as imagens são mesmo do novo modelo do aparelho celular. A quarta versão do iPhone foi lançada no Brasil em setembro do ano passado.

Mata Atlântica esta como quinta floresta mais ameaçada do mundo


O relatório da Conservação Internacional diz ainda que mais de duas dúzias de espécies de vertebrados sob risco de extinção estão lutando para sobreviver na Mata Atlântica. Entre as espécies listadas estão seis espécies de aves que habitam uma pequena faixa da floresta no Nordeste.

De acordo com a Conservação Internacional, um dos motivos para o desmatamento acentuado que a floresta vem sofrendo é a ''crescente urbanização e industrialização do Rio de Janeiro e de São Paulo''. A floresta brasileira ficou atrás de regiões da Índia e de Mianmar que só contam com 5% de seu bioma original.


Também estão mais ameaçadas do que a Mata Atlântica uma área da Nova Zelândia que só mantém 5% de sua cobertura original; outra, situada entre a Indonésia, a Malásia e o Brunei, que só preserva 7% do que já possuiu, e outra nas Filipinas, também com 7% da cobertura original.

O relatório foi divulgado nesta quarta-feira para coincidir com o anúncio oficial pela ONU do Ano Internacional de Florestas

sexta-feira, 11 de março de 2011

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

“SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEVE FECHAR O ANO COM CRESCIMENTO DE 10%, SEGUNDO SINDICATO

“O ano de 2010 foi muito bom para o setor de tecnologia da informação e comunicação (TI) nacional, segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (SEPRORJ), Benito Paret. “A gente estima que o crescimento tenha sido em torno de 10% este ano. O ano foi realmente muito positivo para as empresas”.

Paret lembrou que o crescimento da área de TI tem sido sempre superior à evolução do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma dos bens e serviços produzidos no país. Como a expectativa este ano é de aumento do PIB acima de 7%, “10% de crescimento para o setor não é nada absurdo.”

O presidente do SEPRORJ acredita que o governo Dilma Rousseff será capaz de gerar uma nova política industrial, mais voltada ao desenvolvimento da indústria nacional inovadora. “A perspectiva para o próximo governo é a de criação de uma indústria nacional de peso. Esse é o nosso desejo.”

O setor de TI reivindica a reformulação da lei de informática, conhecida como lei do software, que dá incentivos fiscais para a indústria, suprimindo o pagamento do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), em troca de um investimento de 5% em pesquisa e desenvolvimento. Segundo Paret, na prática, a lei se refere mais a equipamentos do que a programas de computador.

“O software precisa ser mais beneficiado. E esses investimentos têm sido comprovados como intramuros, ou seja, as próprias empresas colocam o seu desenvolvimento em cima das suas necessidades, e não dos projetos estratégicos do país. Então, eu acho que a reformulação da lei de informática é algo fundamental”, afirmou Paret.

Outro pleito é a definição de uma política de formação de recursos humanos associada, eventualmente, a algum tipo de desoneração da folha de pagamento. Citou, como exemplo, a possibilidade de abatimento, na contribuição previdenciária, dos investimentos em formação e capacitação dos empregados das empresas.”

Relógio inteligente Fossil Abacus

Uma das faces do relógio inteligente Fossil Abacus

No CES 2003, a Microsoft anunciou que o relógio inteligente seria o primeiro aplicativo em ampla escala do SPOT. A tecnologia poderia ser potencialmente integrada a todos os tipos de objetos diários, transformando coisas como correntes com cadeado e ímãs de geladeira em fontes de dados úteis. Por exemplo, um timer de forno portátil poderia ser ativado pelo SPOT e conectado a um serviço que fornecesse centenas de receitas.

O SPOT funciona com a utilização de transmissão FM, como o tipo sintonizado por um rádio, para distribuir dados baseados na web para os objetos inteligentes. Os relógios inteligentes recebem mais de 200 canais de informações que são transmitidos em um rádio spectrum alugado pela Microsoft.

A Microsoft criou o Microsoft DirectBand Network para enviar dados para os relógios inteligentes e outros objetos SPOT. O DirectBand consiste em dois componentes: um chipset especial no relógio que acondiciona o receptor de rádio e uma WAN (wide-area network - rede de longa distância). A WAN é construída na tecnologia subportadora FM.

Freqüências subportadoras geralmente estão acima da variação de freqüência normal usada para áudio e são moduladas para transportar dados. Por exemplo, em transmissões de TV analógica, uma freqüência subportadora é usada para transportar informações sobre cor e outras informações de transmissão. A DirectBand transmite dados baseados na Web nas freqüências subportadoras usando protocolos de rádio designados especialmente para os relógios inteligentes.

A variação de transmissão da DirectBand abrange 100 áreas metropolitanas nos Estados Unidos e as cinco maiores cidades do Canadá. Para obter essa ampla cobertura, a Microsoft fez uma parceria com a ClearChannel e a Infinity Broadcasting. Essa parceria permite que a DirectBand transmita dados através de uma ampla infra-estrutura de rádio FM existente em vez de ter que criar a sua própria.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Brasil está perto de ser o sexto mercado do Google


O Brasil caminha para se tornar o sexto maior mercado do Google, enquanto a companhia abre novos escritórios na América Latina para se consolidar na região onde mais cresce no mundo, disse na quinta-feira (3) o diretor-executivo da empresa, Eric Schmidt.

A receita do Google na América Latina aumentou entre 50% e 100% no ano passado, impulsionada pela recuperação econômica da região após a recessão provocada pela crise financeira mundial.

Só a América Latina representou entre 2% e 3% da receita global do Google de R$ 48,1 bilhões (US$ 29,3 bilhões) em 2010, que tem concentração nos Estados Unidos e na Europa. Mas Schmidt acredita que essa situação irá mudar.

- Estamos quase duplicando (nosso faturamento) a cada ano [...] Será uma porcentagem muito maior muito rapidamente [...] por exemplo, o Brasil está a caminho de se tornar o nosso sexto maior mercado.

O Google tem aproximadamente 500 funcionários na América Latina, onde abriu novos escritórios em Santiago, no Chile, em Bogotá, na Colômbia, e em Lima, no Peru.

A rede social Orkut, propriedade do Google, é um dos sites mais visitados no Brasil.

Além do crescimento econômico, Schmidt assegurou que a melhoria na banda larga e a expansão do comércio eletrônico estavam impulsionando os negócios do Google na região.

- A América Latina é nossa região de maior crescimento (...) praticamente todos os países estão crescendo agora entre 50% e 100%.

Youtube

Schmidt disse que o Google não está ansioso para que seu serviço de vídeos YouTube se torne rentável.

- A rentabilidade não é tão importante para nós. O que é realmente importante para o YouTube é construir um grande negócio para seus sócios.

O diretor-executivo da empresa explicou que o YouTube é "quase" rentável.

Schmidt cederá em abril sua posição de diretor-executivo da companhia a seu cofundador Larry Page para assumir o cargo de presidente-executivo a fim de concentrar seus esforços nas alianças e relações com governos.

Bicicleta de nylon é fabricada no Reino Unido


Engenheiros britânicos fabricaram uma bicicleta a partir de uma nova forma de nylon, matéria-prima que eles acreditam que irá revolucionar a produção de muitos produtos.

O nylon em pó é fundido a laser em uma máquina inovadora, localizada no Centro de Inovação Aeroespacial da cidade de Bristol, no leste da Inglaterra.

Até então, o aparelho produzia apenas peças para aeronaves e satélites.

Como somente especialistas podiam apreciar o potencial de criação do equipamento, os engenheiros que desenvolveram o projeto decidiram criar a bicicleta de nylon.

A bicicleta de nylon é super leve, mas tão resistente quanto as feitas de aço.