segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Nasa captura grande erupção solar


Imagens feitas pela Nasa (agência espacial americana) mostram uma imensa erupção solar que ocorreu no dia 24 de fevereiro.

A erupção, que produziu uma gigantesca tocha de plasma incandescente, durou cerca de uma hora e meia e foi classificada como de intensidade média.

Recentemente, o Sol entrou numa fase de maior atividade, com uma série de tempestades solares que começou há cerca de uma semana, depois de anos de baixa atividade.

Essa última erupção não aconteceu na direção da Terra e por isso não deve causar dificuldades de comunicação para satélites e outros sistemas eletrônicos.

Empresa detecta praga que atinge computadores da Apple


A empresa de segurança digital Sophos encontrou um novo trojan (cavalo de troia) que infecta computadores com sistema operacional Mac OS X, da Apple. Em geral, as máquinas produzidas pela empresa de Steve Jobs são mais seguras do que aquelas que usam o Windows, da Microsoft.

Os trojans abrem brechas para que criminosos "tomem conta" das informações do computador. Para funcionar, eles precisam de uma ação direta do usuário, como abrir anexo ou executar um programa.

Em uma mensagem exibida na tela dos computadores infectados, a praga virtual diz ser uma versão beta (experimental) e afirma que, quando estiver pronta, será ainda mais perigosa. A mensagem aparece em inglês.

– Eu sei, todo mundo pensa que Macs [computadores da Apple] não podem ser infectados, mas veja, você foi infectado!

A Sophos diz que o vírus reflete o aumento da participação da Apple no mercado. O Windows, sistema operacional mais comum, opera em quase 90% dos computadores do mundo, mas sua participação vem caindo. O crescimento da Apple pode ter estimulado os criadores de pragas virtuais a desenvolver programas compatíveis com o Mac OS X.

O novo vírus é uma variante do darkComet, que ataca computadores com Windows.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Macacos também experimentam incerteza, demonstram cientistas


Os seres humanos não são os únicos animais capazes de experimentar os sentimentos de dúvida e incerteza. Esta foi a conclusão de um estudo realizado por um grupo de pesquisadores americanos.

Os primatas foram submetidos a um teste, usando um joystick. Os animais deveriam reconhecer a definição de um quadrado que aparecia na parte de cima da tela do computador. Os macacos poderiam escolher entre a letra "S", para esparso, ou "D", para denso.

Quando acertavam, os animais eram recompensados com um presente. Quando erravam, o jogo era pausado por alguns segundos, tirando deles a chance ganhar mais um mimo.

Os macacos contavam, no entanto, com mais uma opção. Eles podiam "pular" um teste ao escolher o ponto de interrogação, na parte inferior da tela. Com essa opção, eles não ganhavam presente, mas também não tinham o jogo interrompido.

Segundo os cientistas, os macacos testados (que pertencem ao grupo de primatas do Velho Mundo, espalhados desde a África ao Japão) apresentaram o mesmo comportamento que os humanos quando deparados com uma rodada considerada difícil de responder.

“Pai” da internet diz que internet interplanetária já está em teste na Estação Espacial Internacional


Segundo o "pai" da internet, Vint Cerf, a chamada internet interplanetária já está sendo testada na ISS (Estação Espacial Internacional).

Cerf explicou que a chamada internet interplanetária já está sendo testada, mas não usa o IP (protocolo de internet) e sim o novo Bundle Protocol (protocolo de pacotes), capaz de superar os períodos de inatividade e de desconexões que acontecem no espaço por causa dos movimentos celestes e dos satélites que orbitam a Terra.

Em entrevista ao site de tecnologia Network World, Cerf contou que esses novos protocolos já estão rodando na ISS, em vários laboratórios da Nasa e em algumas universidades.

Na reportagem, ele explica que já existe, inclusive, um Bundle Bone, parecido com a espinha dorsal do IPv6, que liga todas as pesquisas umas às outras, e que já "há pelo menos uma implementação do BP para o sistema operacional Android, que ainda precisa ser refeita e melhorada".

O "pai" da internet disse também que a nave Epoxi, que está em órbita do Sol, já recebeu os protocolos interplanetários e os está testando. Neste ano, ele acrescentou, a ideia é padronizá-los e torná-los disponíveis para países que exploram o espaço.

Por meio desses protocolos, a partir de agora, as espaçonaves serão interligadas e se tornarão nós da espinha dorsal interplanetária, capaz de suportar explorações por robôs e seres humanos.

Cerf disse ainda que o Google está envolvido em vários projetos para acelerar a internet, como o protocolo SPDY, disponível em código aberto.

Em relação à computação em nuvem, ele lembrou que existem entre 25 e 30 grupos trabalhando em diferentes padrões. Mas para ele, "até que se consiga fazer experiências para que essas nuvens conversem umas com as outras de formas diferentes, não saberemos o que funciona e o que não funciona".

Ele concluiu, dizendo que cada grupo vai precisar provar que seu padrão funciona no mundo real antes que se possa dizer qual é o vencedor.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Camera Digital Nikon P300 de 12 Megapixels


A nova câmera fotográfica digital da Nikon, a P300 é nada mais do que uma resposta a potente câmera de bolso da Canon, a S95, ou seja, ela chegou ao mercado literalmente com a finalidade de disputar o espaço com sua principal adversária. E será que ela tem chances? De acordo com muitos, esta é uma ótima câmera fotográfica a começar por sua praticidade, ou seja, oferece grande comodidade ao usuário tanto fisicamente quanto em relação aos seus recursos, já que dispõe de um menu de simples utilização e um design compacto. A P300 conta ainda com um novo modo panorama que é de fácil utilização, filtros criativos com efeito como olho-de-peixe e modo HDR integrado que tem a função de unir diferentes fotos com exposições distintas. Quer saber mais sobre a câmera Nikon P300?

Veja algumas de suas especificações técnicas em destaque: resolução de 12.1 megapixels, sensor de imagem CMOS de ½.3 polegadas, desligamento automático, interface USB 2.0 de alta velocidade para conexão com PC, sistema Plug & Play, conexão A/V, compatibilidade com sistema operacional Microsoft Windows e Mac Os, impressão de data e hora, resolução máxima de vídeo de 1290×1080 pixels com velocidade de captura de 30 quadros por segundo, bateria recarregável de longa durabilidade, display LCD TFT de3.0 polegadas com resolução de 921 mil pontos, estabilizador de imagem digital, gravação de voz com tempo limite, entrada para cartão de memória SD e SDHC de até 32Gb, acompanha cartão de memória de 1Gb, sensibilidade ISO automática de até 3200, gravação de vídeo com áudio, formato de imagem JPEG e de vídeo AVI, função Slide Show, detector de sorrisos, distância focal de 25-450 milímetros, função PictBridge ou impressão direta.

Conta ainda com sincronização lenta, temporizador, microfone e altofalante integrados, foco do tipo TTL, diversos modos de Flash, reconhecimento de face, processador de imagem interno, peso de 189 gramas, modos de cor e de cena, diversos idiomas, redutor de olhos vermelhos, efeitos digitais, memória interna de 90Mb, modos de disparo e de balanço de branco, modo de exposição com compensação, resolução máxima de imagem de 4.000×3.000 pixels, zoom digital de 18x, lentes NIKKOR, zoom óptico de 4.2x, e mais. Está disponível no mercado por aproximadamente 300 dólares, o equivalente a 550 reais, no entanto, evite-se animar, pois certamente o preço com que a câmera digital Nikon P300 chegará ao mercado nacional será completamente diferente, e ainda não há previsões.